Segundo o Comitê Organizador do Concurso, as mudanças são para contemplar a evolução no leque de produtos das vinícolas
redacao@serraempauta.com.br
09.04.2025 - 11h16min
O Comitê Organizador do Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul já trabalha na edição 2025, a 28ª consecutiva desde 1998. Desta vez, o certame será dedicado a homenagear os 150 anos da Imigração Italiana.
O tema e o regulamento foram definidos pelo grupo em reunião realizada na última sexta-feira (4), na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A cada ano são implementadas mudanças para contemplar a evolução no leque de produtos das vinícolas caxienses. Para este ano, haverá uma divisão na Categoria Vinho de Mesa Seco entre Tintos, Brancos e Rosados. No ano anterior, competiam todos juntos. O mesmo vai ocorrer com a Categoria Vinho de Mesa Suave, que passa a ser dividida em duas subcategorias: Tintos e Brancos/Rosados.
A exemplo de anos anteriores, o regulamento manteve os incentivos para a inscrição das amostras por parte das vinícolas. A partir de quatro amostras inscritas, uma é isenta de taxa de inscrição. E o número de amostras inscritas dá direito a ingressos proporcionais para o jantar de premiação, que será realizado em setembro.
Em 2024, as cantinas inscreveram 324 amostras.
"Para este ano, a expectativa é alcançar um novo recorde, devido à excelência de qualidade da última safra", observa o engenheiro agrônomo da Secretaria, Paulo Roberto Dullius, que integra o Comitê Organizador.
O próximo passo dos organizadores será convidar as cerca de 60 vinícolas caxienses que vinificam (produzem vinho de forma ativa), segundo o Ministério da Agricultura. Depois, os técnicos da Secretaria da Agricultura farão a coleta das amostras nas cantinas participantes.
Em julho, um time de especialistas vai avaliar cada uma delas durante a análise sensorial dos vinhos, sucos e espumantes inscritos.
"O que se espera é que as cantinas mais uma vez atendam ao convite. Mais do que uma competição, o concurso é uma excelente oportunidade para as vinícolas terem seus produtos examinados por profissionais reconhecidos no mercado, que apontam oportunidades de melhoria, assim como enobrecem as bebidas dignas de premiação", acrescenta Dullius.
Além dele, o grupo é formado pelos empresários Douglas Santini (Vinícola Santini), Evandro Lovatel (Lovatel Indústria Vinícola), Fernando Milani (Vinícola Waldemar Milani), Luis Rossato (Indústria e Comércio de Vinhos Rossato) e Márcio Sirtoli (Vinícola Grutinha), e pela servidora da Secretaria Alexandra Baldisserotto.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias alerta sobre descarte de lixo no Hugo Cantergiani
Empresário José Galló compartilha trajetória na CIC de Caxias do Sul
Encontro discute lei da Zona das Águas em Criúva, interior de Caxias
Projeto que institui o uso do PIX em pedágios avança na Assembleia
Caxias tem mais de 700 licenciamentos de veículos aguardando regularização
Tags:
Geral dada a largada concurso Melhores Vinhos Caxias do Sul divisão duas categorias