Carolina Cipriani Ponzi autografa sua obra neste sábado, na Livraria Do Arco da Velha
redacao@serraempauta.com
12.07.2024 - 19h04min
A médica caxiense Carolina Cipriani Ponzi autografa neste sábado (13), das 15h às 17h, na Livraria Do Arco da Velha, o livro "Sã e Salva". A obra que a revela como autora traz um relato de experiências pessoais e profissionais durante o período pré-pandemia de covid-19 até seu ápice, entre os anos 2020 e 2021, quando, segundo ela, o "mundo fechou".
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Ao mesmo tempo em que compartilha vivências da sua atuação como infectologista, na linha frente do combate ao Coronavírus, Carolina confidencia sentimentos muito particulares diante da incerteza daqueles dias.
Carolina, 49 anos, estreia na literatura sem pretensões editoriais maiores, e sim com a sincera intenção de dividir uma experiência com o leitor. E o faz de maneira ao mesmo tempo "sensível e sagaz", como escreve o autor Estevan Casanova no texto de apresentação de "Sã e Salva".
"É indispensável dizer que, ao ler a obra, tive a nítida impressão de que passei algumas horas ouvindo uma grande e querida amiga abrir o coração e me contar aquilo que era necessário ser dito. É uma narrativa daquelas em que temos a impressão que a autora nos pega pela mão, proporcionando uma verdadeira imersão nos cenários, nos contextos e vivências que estruturam a obra".
"Sã e Salva" é escrito tanto pela Carol, de Caxias do Sul, quanto pela Dra. Carolina, radicada em Chapecó, Santa Catarina, desde 2008.
"Decidi escrever o livro até como uma catarse. Ele começou a acontecer numa sessão de terapia, quando minha psicóloga perguntou qual era a última lembrança que eu tinha quando a vida ainda era normal, antes da pandemia. Daí me lembrei de uma corrida que participei em setembro de 2019, na Austrália. Logo depois dessa experiência maravilhosa minha mãe sofreu um acidente, e tive que trazê-la para Chapecó, para cuidar dela. E a coisa começou a desandar do ponto de vista mundial, quando as primeiras informações sobre a covid começaram a surgir. E comecei a escrever como as coisas aconteciam sob a minha perspectiva naquele momento, pessoal e profissionalmente. Não é um relato jornalístico, não tem nada de científico, é bastante intimista", adianta a autora.
A construção do livro contou com o auxílio do cronista e poeta Pedro Gonzaga. Sã e salva, Carolina agora entrega esse presente ao leitor.
O livro de 88 páginas custa R$ 60.
Leia mais:
Chuvas devem encerrar o frio no Sul
Moinho da Cascata, em Caxias, recebe dois espetáculos neste final de semana
Campus da UCS em Farroupilha terá nova direção
Fluência abre inscrições para oficinas de breaking, grafite e MC em Caxias
ExpoBento e Fenavinho iniciam com propósito de retomada da economia em Bento
Tags:
Cultura literatura Carolina Cipriani Ponzi médica estreia autora livro Sã e Salva Caxias do Sul