Siga nossas redes sociais
Logotipo - MEC tem \
Logotipo - MEC tem \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Inspeção

MEC tem "boa impressão" do campus 8 para sede da UFRGS na Serra

Visita ocorreu nesta segunda-feira. Depois da vistoria, lideranças políticas, do MEC e da UFRGS conversaram com representantes dos estudantes

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Mariana Ávila/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A comitiva formada pelo secretário-executivo do Ministério da Educação, Gregório Durlo Grisa, o representante do MEC no Rio Grande do Sul, Amilton de Moura Figueiredo e vice-reitor eleito pela UFRGS, Pedro de Almeida Costa, visitou o campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) nesta segunda-feira (29). O objetivo foi avaliar a viabilidade do local para sediar a extensão da UFRGS na região.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A equipe foi recebida pelo reitor da UCS, Gelson Rech, pelo procurador da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), Maurício Gravina e pela diretora do Campus 8, Doris Baldissera.

A deputada federal Denise Pessôa e o deputado estadual Pepe Vargas acompanharam a visita que começou pela sala da direção, seguiu pelo Ateliê de Artes, salas de aula e espaço de convivência, lanchonete e em seguida ao diretório acadêmico e ao auditório. Na sequência, a comitiva foi até os dormitórios no andar superior e ao Instituto Bruno Segalla, encerrando na biblioteca.

Grisa explica que a parte técnica será avaliada pela nova gestão da UFRGS, eleita recentemente.

"Do ponto de vista pessoal, a minha impressão é muito positiva. Trata-se de um espaço excelente, consolidado, que está numa região que congrega inclusive outros municípios, além de Caxias do Sul. Parece ser um espaço muito adequado para dar o start, vamos dizer assim, para a implantação de um campus da Federal do Rio Grande do Sul", explica o secretário-executivo do MEC.

Ele também reforça que, com uma eventual aquisição, é evidente que "a tendência é que a UFRGS comece a funcionar mais rápido que uma eventual construção do zero. A aquisição de prédios em bom estado e com boa condição é uma prioridade. Isso faz com que a matrícula seja mais rápida. Então, o nosso foco é garantir a educação pública gratuita de qualidade e com cursos com boa capacidade de empregabilidade", complementa ele.

Já o vice-reitor eleito pela UFRGS ressalta que a presença na visita é uma sinalização da nova administração e uma acolhida a essa demanda da região da Serra.

"É um compromisso da Universidade Federal ser parceira do MEC e da comunidade serrana no sentido de retomar essa proposta de implantação e, com o PAC, torna viável ser uma extensão da UFRGS. A gente sai com uma impressão muito boa da acolhida, do espaço e, especialmente, da mobilização da comunidade que comprou essa ideia", comentou.

Segundo Denise, a visita do MEC e do vice-reitor da UFRGS é mais um avanço para colocar a universidade federal de pé.

"A estrutura do Campus 8 já está pronta e é adequada. Eu acredito que, para o início, comportaria muito bem”.

Denise informa que existe a possibilidade de ampliação de área construtiva. Segundo ela, o prédio atual tem em torno de 12 mil metros construídos e existe um projeto para a ampliação de quase 9 mil metros.

Pepe relembrou toda a luta de diversas lideranças da Serra para tirar esse sonho do papel até a confirmação da instalação da universidade, anunciada pelo governo Lula, em 10 de junho.

Ele lembrou que, no ano passado, a população do Nordeste Gaúcho participou do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, com a proposta de implantação de uma Universidade Federal na região.

"Essa é mais uma etapa desse projeto construído a muitas mãos, uma luta coletiva. Estamos ansiosos para ver os estudantes realmente com acesso à educação de qualidade e gratuita, e visando o avanço do Ensino Superior em Caxias e na nossa região", defende ele.

Depois da inspeção ao prédio, Denise e Pepe promoveram uma conversa entre os representantes do MEC e da UFRGS com entidades representativas dos estudantes e lideranças da Serra.

Leia mais:
Prefeito de Farroupilha será investigado por sugerir guilhotina a ministro do STF
Prefeito irá determinar a instalação de semáforos no acesso a Forqueta, na RS-122, em Caxias
Ex-vice-prefeito de Caxias pede nova cassação do mandato de Marisol Santos
Ex-presidente da República defende sistema semipresidencialista na CIC, em Caxias
Feira de antiguidades, em Caxias, celebra final de semana do Dia dos Pais com descontos

Tags:

Geral inspeção MEC impressão campus 8 UCS sede UFRGS Serra Caxias do Sul