Siga nossas redes sociais
Logotipo - Maurício Marcon diz que Bahia é lugar sujo e compara com o Haiti | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Maurício Marcon diz que Bahia é lugar sujo e compara com o Haiti | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Polêmica

Maurício Marcon diz que Bahia é lugar sujo e compara com o Haiti

Deputado federal recebeu duras críticas. Em nota, disse que fez uma 'crítica construtiva'

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O deputado federal Maurício Marcon (Podemos) ganhou notoriedade nacional uma semana após tomar posse na Câmara dos Deputados. Em uma transmissão ao vivo realizada no Instagram no domingo (5), criticou a votação de Lula em comparação com o então candidato Jair Bolsonaro (PL), na eleição do ano passado, e comparou a Bahia ao Haiti.

"A gente (ele e a esposa) teve lá na Bahia. Assim, é um Haiti. Não tem explicação. É uma pobreza, tudo pichado, sujo. E era uma área turística. A gente fica imaginando onde não é (turístico). Então a vida é muito diferente".

Segundo Marcon, os eleitores do Nordeste não acompanham o trabalho dos políticos que representam a região devido a pobreza, diferente da população do Sul e do Sudeste.

"Esse negócio da população do Nordeste cobrar menos dos políticos, eu acho que interfere bastante na política brasileira", disse Marcon.

Na live, Marcon diz que já conheceu parlamentar que pagou para levar eleitor para votar. Ele não especifica se está falando de deputado federal ou se refere a parlamentar de Caxias. O deputado federal caxiense precisa esclarecer essa manifestação.

No Twitter, o ex-ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou duramente a manifestação de Marcon.

"Caro Deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas, e a sua gigantesca e decisiva contribuição para a formação da nacionalidade brasileira".

O deputado estadual Pepe Vargas (PT) utilizou a tribuna na sessão plenária desta quarta (8) para manifestar-se contra episódio envolvendo Marcon.

"Me pergunto: ele diz que esteve na Bahia. Não sei se ele esteve no Haiti. Por que essa comparação da Bahia com o Haiti? É porque a Bahia é o estado brasileiro que tem uma população negra extremamente numerosa como no Haiti?", indagou Pepe.

O petista diz que todos têm o direito de questionar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas que não pode é questionar quem votou em Lula.

"Qual é a autoridade que ele tem querendo questionar quem votou no Lula, querendo atribuir essa ideia de que as pessoas que votam no Lula são menos qualificadas porque acompanham menos a política do que as pessoas do Sul e do Sudeste?", questiona.

Para Pepe, com as declarações preconceituosas, Marcon demonstra desconhecer o próprio estado, a cidade e a região em que vive.

"Ele diz que a Bahia é uma pobreza, mas vá ele na periferia de Porto Alegre, de Caxias e de qualquer cidade de porte médio. Ele vai encontrar pobreza. Pobreza que inclusive aumentou durante o governo do ex-presidente que ele apoia", disse Pepe.

O ex-vereador de Caxias, Gustavo Toigo (PDT) escreveu no Twitter que a manifestação de Marcon envergonha o Rio Grande do Sul e Caxias. Toigo cobra que as entidades repudiem a fala do deputado federal caxiense.

"Deputado local falando impropérios e ofendendo a Bahia. Quanta infelicidade. Depois de anos sem deputado federal é isso que estamos presenciando. Gostaria de ver as entidades repudiar tal atitude. O RS e Caxias não merece essa pecha", escreveu.

O deputado estadual Leonel Radde (PT) anunciou o registro de um boletim de ocorrência na Delegacia de Combate à Intolerância.

"Crítica construtiva", diz Marcon

Marcon publicou uma "nota à sociedade" dando sua versão. Confira:

"Acabei proferindo uma fala que vem sendo maldosamente distorcida por grupos e pessoas que visam única e exclusivamente destruir a imagem de quem pensa diferente. Ao me referir ao estado da Bahia de maneira alguma me referi ao seu povo, pelo qual tenho muito respeito e admiração - um povo guerreiro e trabalhador, com uma admirável história. A Bahia é um estado rico em belezas naturais mas que, infelizmente, ainda sofre economicamente, como mostram os dados socioeconômicos locais - aos quais todos têm acesso. Minha fala foi somente no sentido de alertar e trazer ao público o quanto este estado merece atenção e cuidado para que atinja o seu máximo potencial econômico, gerando emprego, renda e desenvolvimento - o verdadeiro caminho para a superação da pobreza. Somente expressei a minha percepção de um local turístico para fazer uma crítica construtiva, a qual deveria ser encarada de forma positiva, pois tem como objetivo a busca por melhorias para este estado com imenso potencial turístico. Lamento muito as distorções, inverdades e a má fé destes ataques políticos e oportunistas que modificaram o tom e o contexto de minha fala".

Atualizada em 08/02/2023, às 21h30min.

Leia mais:
Pedido de informações sobre ampliação do Hospital Geral deverá ser protocolado na Câmara de Caxias
Vereadora de Caxias Tatiane Frizzo assume a Procuradoria Especial da Mulher
Tum Tum apresenta Samba do Feitiço e Bate e Sopra neste sábado, em Caxias
PDT expulsa vereador licenciado de Caxias Ricardo Daneluz
Secretaria da Saúde de Caxias orienta população a evitar contato com morcegos

Tags:

Polêmica Maurício Marcon Bahia lugar sujo compara Haiti