Serviço já foi responsável pelo nascimento de 25 meninos e 25 meninas
redacao@serraempauta.com
02.02.2024 - 16h26min
O serviço materno-infantil mantido pela Prefeitura de Caxias do Sul no Hospital Pompéia completou o primeiro mês de atividades nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Nesse período foram realizados 23 partos normais e 27 partos cesárea. Um total de 50 bebês nasceram: 25 meninos e 25 meninas.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Entre elas está Stella Quiroga da Silva, que nasceu de parto normal às 7h10 da última segunda (29), com 3,345 quilos. Os pais, Viviane Andriele Martins Quiroga, 22 anos, e Gustavo Foscarini da Silva, 23, deram entrada no hospital por volta de 3h daquele dia e, quatro horas depois, a pequena veio ao mundo.
"Foi tudo muito bem. Já estou recomendando a vir para cá. A mulher do meu compadre está grávida e já falei que aqui fomos muito bem atendidos. Não temos nada do que nos queixar sobre os atendimentos, tudo ótimo. Ficamos muito felizes quando soubemos que a maternidade não fechou, porque nossa outra filha também nasceu aqui", diz o pai.
"Só temos a agradecer", completa a mãe.
Desde o início de 2024, a maternidade está sob a responsabilidade da Prefeitura, que assumiu após o Hospital Pompéia optar por não manter mais o serviço materno infantil. A gestão é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), com supervisão e fiscalização da Secretaria da Saúde. A equipe multiprofissional conta com ginecologista obstetra, pediatra, anestesista, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistente social, nutricionista e farmacêutico.
"Chegamos ao final de janeiro com uma marca muito boa, que foi o nascimento de 50 bebês na maternidade da Prefeitura no Hospital Pompeia. Em que pesem todas as dificuldades que enfrentamos, o mais importante é que nenhuma mãe precisou sair de Caxias para ganhar seu bebê. E agora estamos comemorando essa marca de 50 novos caxienses, isso é motivo de muita alegria e satisfação. Tudo isso se deve a um esforço muito grande da Secretaria Municipal da Saúde e da Prefeitura, com apoio da Secretaria Estadual da Saúde e do Mediar do Ministério Público", destaca o prefeito Adiló Didomenico.
A secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, lembra que o compromisso do Município sempre foi pela manutenção do serviço.
"Estamos extremamente contentes com os retornos que temos recebido da comunidade em relação à qualidade do atendimento, todos também muito gratos por termos mantido o serviço. Nos comprometemos com isso e honramos porque é direito da mãe moradora de Caxias ter seu filho na cidade onde vive. Seguimos diariamente acompanhando todo o trabalho prestado, porque essas famílias merecem ter sempre o melhor acolhimento possível".
O serviço funciona no Pompéia até que ocorra a implantação da nova maternidade SUS que será inaugurada no Hospital Virvi Ramos, que assumirá os atendimentos, inclusive com UTI neonatal. A previsão é de que isso ocorra na metade do ano.
Leia mais:
Marcha Trans percorre ruas do Centro de Caxias do Sul neste domingo
Banheiros do Monumento ao Imigrante, em Caxias do Sul, são reabertos
Acqua Fest ocorre neste fim de semana em Caxias do Sul
Caxias do Sul comemora abertura da colheita em Monte Bérico
Trabalhadores argentinos são resgatados por suspeita de condições análogas à escravidão em São Marcos
Tags:
Saúde maternidade mantida Prefeitura de Caxias do Sul Hospital Pompéia completa um mês Caxias do Sul