Siga nossas redes sociais
Logotipo - Maria de Lourdes Fagherazzi toma posse como nova presidente da Codeca | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Maria de Lourdes Fagherazzi toma posse como nova presidente da Codeca | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Executivo

Maria de Lourdes Fagherazzi toma posse como nova presidente da Codeca

Ato ocorreu na manhã desta segunda-feira com a presença do prefeito Adiló Didomenico

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

João Pedro Bressan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Desde a manhã desta segunda (7), Maria de Lourdes Fagherazzi responde pela presidência da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), em substituição a Helen Machado (PSDB), que deverá, em breve, assumir a condição de secretária de Gestão e Finanças da Prefeitura de Caxias do Sul. O ato oficial foi acompanhado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), integrantes dos conselhos de Administração e Fiscal da Companhia e da secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB).

Leia mais:
Prefeito de Caxias faz mudanças no primeiro escalão do governo

Na condução da posse, o presidente do Conselho de Administração, Valter Weber, afirmou que a presidente Helen Machado deixa um legado positivo para a Companhia, destacando principalmente a estruturação das informações, a qual definiu como ferramenta indispensável para a gestão e que recomendou deva ser mantida pela nova diretoria. Frisou que o planejamento deixado pela ex-presidente para 2022, contemplando a busca incessante por redução de custos e a melhoria da receita, demonstram o interesse e a dedicação que tinha para encontrar o equilíbrio financeiro da Codeca.

Weber assegurou que a nova presidente terá dois conselhos técnicos para dar-lhe o suporte necessário a uma gestão de sucesso, sempre com foco no atendimento das demandas da Companhia e da comunidade. Assinalou que, em reunião ordinária realizada em janeiro, o Conselho e a então gestora definiram 2022 como o ano para a busca do aumento da receita. Para tanto, haverá ações para obter indenizações de contratos anteriores, reequilíbrio dos atuais e a busca de novos.

"Também não podemos esquecer a continuidade da política por redução de despesas para que a empresa volte a ter equilíbrio financeiro e capacidade para investimentos visando à melhoria na produtividade e condições de trabalho aos colaboradores", reiterou o presidente do Conselho de Administração.

Helen recordou sua alegria, em janeiro de 2021, ao receber o convite para administrar a Codeca, pois tratava-se de empresa que representava o estilo de desafio que a motiva. Disse que nos 14 meses à frente da Codeca alcançou êxitos, com muita superação, mas também teve momentos difíceis.

"Foi preciso coragem, criatividade e atitudes propositivas, que tiveram apoio das equipes e lideranças. Isto foi determinante para a virada e o rompimento de um modelo que não nos permitia chegar aos resultados almejados", assinalou.

Manifestou a compreensão de que o gestor precisa reconhecer quando seu ciclo acaba, abrindo oportunidade para que um novo possa se iniciar.

"Quando isto acontece, é obrigação dar espaços para que outros atores possam dar continuidade ao que está certo e trilhem novas rotas para que o bem coletivo prevaleça", afirmou.

Adiló manifestou que a ex-presidente cumpriu bem sua missão e reconheceu que o Município, em função da Lei de Responsabilidade Fiscal, não conseguiu cumprir com tudo que havia assumido com a gestora. Lembrou a situação crítica da saúde, em março e abril do ano passado, que prejudicou a limpeza da cidade. Definiu o momento atual como o mais crítico da Companhia desde sua criação, mas reiterou a decisão da administração de recuperá-la para garantir a continuidade do controle da coleta e destinação do lixo.

"Temos clareza das dificuldades, mas não temos visão derrotista. A nova administração, como a anterior, terá autonomia para atuar", assegurou.

De acordo com o prefeito, a recuperação se dará pela construção coletiva envolvendo diretoria, sindicatos de trabalhadores, Legislativo, Executivo, conselheiros e colaboradores da Codeca.

"Vamos deixar as rusgas para trás e olhar para a frente. Foram muitos equívocos em gestão passada que levaram à situação atual", reforçou.

A nova presidente Maria de Lourdes Fagherazzi reiterou o que havia manifestado em reunião anterior de que vê reais chances de recolocar a Codeca no patamar de excelência que já teve. Também reforçou ser uma pessoa aberta ao diálogo, que entende o contraditório como natural e essencial para se encontrar o melhor caminho.

"Divergir na ideia não quer dizer que a pessoa seja inimiga. Tenho a convicção de que terei o apoio dos conselheiros, equipe diretiva e dos colaboradores neste desafio. Vamos construir a partir do que já temos", definiu.

Leia também:
Prefeitura apresenta novamente ao Dnit projeto executivo de viaduto na Perimetral Norte em Caxias
ONG Construindo Igualdade abre nova turma de auxiliar de cabeleireiro
Ano letivo do Grupo Uniftec inicia nesta segunda-feira, com aulas presenciais
Fazenda Souza é campeã dos Jogos Coloniais da Festa da Uva 2022
A gente entregou um belo espetáculo, diz presidente da Festa da Uva 2022

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias Codeca posse nova presidente Maria de Lourdes Fagherazzi Caxias do Sul