A concentração será a partir das 14h, na esquina das ruas Os Dezoito do Forte e Dr. Montaury
redacao@serraempauta.com
02.02.2024 - 14h57min
A ONG Construindo Igualdade realiza neste domingo (4) a segunda edição da Marcha Trans de Caxias do Sul. A concentração será a partir das 14h, na esquina das ruas Os Dezoito do Forte e Dr. Montaury, com saída programada para as 14h30min. A caminhada seguirá pela Os Dezoito do Forte até a Estação Férrea, com bandeiras, cartazes e espaço de fala para lideranças da comunidade LGBTQIA+ da região.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A segunda edição da Marcha Trans de Caxias terá apresentação da artista e educadora social Yan Scherer, Miss RS Diversidade 2019/2021.
A mobilização é alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. Neste dia, em 2004, foi lançada a campanha “Travesti e Respeito”, do Programa Nacional de DST/Aids, ligado ao Ministério da Saúde. Desde então, a data foi escolhida para marcar a luta contra a transfobia, além de promover reflexões sobre cidadania de pessoas travestis, transexuais e não binárias.
"Nós vamos marchar pelo direito de existir e resistir em Caxias do Sul. A consolidação do evento, realizado sem patrocinadores ou recursos públicos, mostra que a população das travestis, mulheres transexuais e homens trans resiste e precisa ter seus direitos garantidos", convoca Cleo Araújo, voluntária da ONG Construindo Igualdade e ativista da causa LGBT há mais de duas décadas.
Troféu Visibilidade Trans
Durante a marcha, Cleo Araújo receberá o Troféu Visibilidade Trans Verônica Oliveira, concedido pela Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. A premiação reconhece as principais lideranças trans do Rio Grande do Sul pela atuação em prol da visibilidade e do respeito à diversidade.
"Fico muito honrada com esse reconhecimento pelo meu trabalho e da equipe que me ajuda e me assessora, pois não estou sozinha nessa luta. Por outro lado, eu fico um pouco triste, porque quando a gente precisa receber um prêmio pelo trabalho em defesa da comunidade LGBTQIA+ é sinal de que faltam políticas públicas que garantam nossos direitos. Caxias do Sul ainda não tem políticas públicas para a população LGBT e precisamos mudar isso urgente", reflete Cleo.
Leia mais:
Banheiros do Monumento ao Imigrante, em Caxias do Sul, são reabertos
Acqua Fest ocorre neste fim de semana em Caxias do Sul
Caxias do Sul comemora abertura da colheita em Monte Bérico
Trabalhadores argentinos são resgatados por suspeita de condições análogas à escravidão em São Marcos
Revitalização do acesso ao Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, está 30% concluída
Tags:
Visibilidade Marcha Trans segunda edição percorre ruas Centro Caxias do Sul domingo