Protesto ganhou apoio de caminhoneiros e agricultores que receberam aplausos do público reunido na Sinimbu
andre.tajes@serraempauta.com
07.09.2021 - 17h59min
O feriado da Independência no Brasil nesta terça-feira (7), foi marcado por protestos contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em todo o país. Em Caxias do Sul, os manifestantes pró-Bolsonaro se reuniram na Rua Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri.
Além da bandeira do Brasil erguida por dois caminhões guindastes, caixas de som animaram os manifestantes com paródias de funk e música gaúcha com letras de exaltação a Bolsonaro e críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à imprensa, além do hino do Brasil e a música "Eu te amo, meu Brasil", adotada pela ditadura militar.
Para fugir da chuva que caiu durante a maior parte da manifestação, os primeiros manifestantes procuraram se abrigar embaixo das marquises de lojas e de uma tenda instalada em frente à Catedral Diocesana. Com o início da carreata, nem a chuva mais forte tirou os manifestantes da beira da calçada para saudar a chegada dos caminhoneiros e agricultores com seus tratores.
A maioria dos manifestantes estava vestido de verde e amarelo e carregava a bandeira do Brasil. Entre as inúmeras faixas, algumas fizeram pedidos como "Fora STF", "Abaixo a ditadura do STF" e "SOS Forças Armadas limpeza geral nas instituições urgente".
Os vereadores Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz (PP), Ricardo Daneluz (PDT) e Sandro Fantinel (Patriota), um dos organizadores do movimento, participaram da manifestação de apoio a Bolsonaro.
Fantinel agradeceu a presença de todos, em especial dos 380 agricultores de Fazenda Souza, Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí, Vila Seca e São Braz que fizeram cerca de 100 km embaixo de chuva para participarem da manifestação.
"Minha avaliação é a melhor possível. Estou emocionado", disse.
Devido à manifestação, o trânsito ficou lento no Centro e também na Rua Os 18 do Forte, do bairro Nossa Senhora de Lourdes até a área central.
A Brigada Militar, a Fiscalização de Trânsito e o Polícia Rodoviária Federal monitoraram o trânsito.
O 27º Grito dos Excluídos e das Excluídas - Vida em Primeiro Lugar, movimento de oposição ao Governo Bolsonaro, que seria realizado no bairro Fátima, Zona Norte da cidade, foi adiado devido ao mau tempo.
Leia mais:
Cadastro aberto para fornecedores de serviços artísticos interessados em participar do desfile da Festa da Uva 2022
Bênção de Natal na Praça Dante é confirmada para o dia 8 de dezembro
PSB da Serra apoia Beto Albuquerque como pré-candidato ao Piratini
Protocolado projeto para criação do Banco de Materiais Ortopédicos em Caxias
Prefeitura de Caxias amplia ações sociais na Zona Norte
Tags:
Cidade manifestação protesto Jair Bolsonaro 7 de setembro caminhoneiros tratoraço Caxias do Sul