Protesto reuniu lideranças de movimentos sociais, sindicais, estudantis e políticas
andre.tajes@serraempauta.com
29.05.2021 - 22h02min
Manifestantes realizaram um protesto no Centro de Caxias do Sul, neste sábado (29), contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a favor da aceleração do ritmo da vacinação, em defesa da educação, da saúde e do auxílio emergencial.
Por volta das 15h, iniciou a concentração de manifestantes em frente a um carro de som localizado na Rua Dr. Montaury, na esquina com a Sinimbu. Lideranças de movimentos sociais, sindicais, estudantis e políticas discursaram do alto do caminhão por cerca de 1h20min. Participaram do ato os vereadores petistas Denise Pessôa, Estela Balardin e Lucas Caregnato, além do deputado estadual Pepe Vargas (PT) e do ex-deputado federal e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo (PCdoB).
Entre gritos de ordem contra o governo Bolsonaro, críticas à política de vacinação contra a covid-19, os manifestantes iniciaram uma caminhada pela Júlio de Castilhos até a Rua Garibaldi e subiram a Sinimbu até a Montaury. O ato terminou por volta das 17h.
Para a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul, Silvana Piroli, a manifestação alertou a população sobra a falta da vacina contra a covid-19, sobre a retirada dos diretos dos trabalhadores e contra a reforma da administrativa, que tira da sociedade o direito de ter políticas públicas. Segunda ela, as decisões de Bolsonaro agravaram a vida da população.
"São quase meio milhão de mortos, aumento do desemprego e crise econômica. O Governo Bolsonaro não tomou atitudes para desenvolver o país e que tem feito uma política deliberada de contaminação em massa", frisou.
Durante todo o ato, os manifestantes utilizaram máscaras. Na concentração, a distância de segurança necessária à prevenção do coronavírus foi respeitada. No entanto, ocorreram aglomerações durante a caminhada.
Leia também:
Caxias do Sul registra superávit de R$ 128,5 milhões no primeiro quadrimestre de 2021
Prefeitura de Caxias sugere ao Estado mudanças na lei de doação da Maesa
Largo Correio Riograndense, em Caxias, ganha novo sistema de iluminação
Lançada campanha para combate a evasão escolar em Caxias do Sul
Tags:
Cidade protesto manifestação Jair Bolsonaro Caxias do Sul