Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Malharia Anselmi, de Farroupilha, aposta em algodão orgânico na sua produção | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Malharia Anselmi, de Farroupilha, aposta em algodão orgânico na sua produção | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Negócios

Malharia Anselmi, de Farroupilha, aposta em algodão orgânico na sua produção

Empresa planeja utilizar mais de 8% desse insumo em 2023

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
20.02.2023 - 16h42min

Bruna Castanheira/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Malharia Anselmi, com sede em Farroupilha, recentemente, lançou o projeto "Jornadas do Algodão Orgânico", que passa a utilizar na produção a matéria-prima cultivada de forma agroecológica, em parceria com o Instituto Casaca de Couro. A marca planeja para 2023 utilizar mais de 8% desse insumo, com aumento gradativo ao longo dos anos.

banner-cetec-serraempauta.png

Atualmente, são mais de 800 famílias no agreste Nordestino, principalmente na região do semiárido da Paraíba, sendo impactadas positivamente pelo programa de cultivo do algodão orgânico.

A proposta vai muito além de fornecer o insumo, mas está ancorada no desenvolvimento integrado local voltado à agricultura familiar. Essa iniciativa valoriza a cadeia produtiva local, reduzindo o translado de insumos e o impacto ambiental. Com isso, a empresa inova na produção dos fios, cria suas próprias misturas de materiais e entrega produtos com mais qualidade ao consumidor.

Desde 2015, o Instituto Casaca de Couro junto a outras três instituições – a Norfil, player do setor têxtil responsável pela fiação do fio do algodão sustentável; a Coopnatural focada na economia solidária e no comércio justo; e a Empaer que representa a extensão rural – contribuem para gerar uma cadeia produtiva sustentável, socialmente mais justa, com renda extra garantida às famílias dos agricultores e ecologicamente correta.

As entidades atuam de forma ampla fornecendo suporte técnico em todas as etapas de trabalho, desde a sensibilização dos agricultores familiares, capacitação com bases em metodologia livre de agrotóxicos, logística de manejo até a colheita, além de monitoramento, certificação orgânica, armazenamento, pesagem, pagamento direto ao agricultor até o processo final de beneficiamento da pluma e fiação.

Liderada pela fundadora Maria de Lourdes Anselmi e pelos filhos Sandra Anselmi, diretora de Criação, Patrícia Anselmi, diretora de Marketing, e Eduardo Anselmi, diretor Administrativo e Industrial, a Anselmi é uma das empresas que subsidia o programa de cultivo do algodão orgânico.

Leia mais:
Bloco da Velha reúne milhares de foliões em Caxias do Sul
Psicóloga de Caxias do Sul é a única gaúcha no Summit Brasil 2023
Festa das Colheitas, em Caxias do Sul, tem diversidade de atrações
OPINIÃO: Uma colher contra a violência
Hospital São Carlos, de Farroupilha, lança campanha de aniversário de 89 anos

Tags:

Negócios Malharia Anselmi Farroupilha aposta algodão orgânico produção