Visitantes conheceram a história da empresa, as ações do poder público e caminharam pelas ruas do complexo histórico
andre.tajes@serraempauta.com
22.05.2022 - 23h17min
Os portões da Maesa foram abertos pela primeira vez para a comunidade caxiense neste domingo (22). Por volta das 14h, o primeiro grupo de visitantes teve acesso ao prédio histórico pelo acesso da Rua Plácido de Castro.
A primeira parada foi o antigo vestiário da fábrica 2 da Metalúrgica Abramo Eberle que recebeu os sete grupos de visitantes interessados em conhecer o prédio histórico, que ocupa 53 mil metros quadrados no Bairro Exposição.
A visita guiada iniciou com a apresentação da história da construção dos prédios da Maesa, do Plano Geral do Conjunto Edificado Maesa, realizado pelo escritório Vazquez Arquitetos, e pela linha do tempo realizada pelo Executivo municipal. A arquiteta Taísa Festugato e a secretária da Cultura Aline Zilli conduziram o trabalho.
Antes do passeio, os visitantes também assistiram um vídeo com depoimentos de ex-funcionários da Maesa e dos ex-prefeitos Pepe Vargas (PT), José Ivo Sartori (MDB) e Alceu Barbosa Velho (PDT), que recebeu do ex-governador Tarso Genro (PT), a assinatura de transferência da Maesa do Estado para o Município. Alceu também foi o responsável por assinar o tombamento do patrimônio histórico.
O prefeito Adiló Didomenico e a vice Paula Ioris, ambos do PSDB, que também deram seus depoimentos no vídeo, prestigiaram a visitação guiada que passou pelos prédios 2, 3, 4 e 7, localizados na área leste do complexo. Já os prédios da área oeste foram restritos para visitação devido a falta de segurança, pelas más condições dos telhados. Além disso, nas proximidades do prédio 1 há acúmulo de resíduo formado pela mistura de areia, água e fuligem que deixa o piso escorregadio. O material é resultado da fundição da empresa Voges, que deixou o local em 2018.
"Histórico e emocionante. São palavras que definem bem esse momento", destacou o vereador Rafael Bueno (PDT), presidente da Frente Parlamentar "A Mesa é Nossa", da Câmara de Caxias, que estava acompanhado pelo pai, Renee, e pela filha, Maria Rafaela.
Para a secretária da Cultura, Aline Zilli, a abertura dos portões da Maesa para a comunidade é dia histórico.
"Hoje é um daqueles dias que entra para a história. Momento importante para a comunidade de Caxias do Sul", disse.
Paraticiparam da primeira visita, os vereadores Marisol Santos (PSDB), Rose Frigeri (PT) e José Dambrós (PSB). A presidente do Legislativo, Denise Pessôa (PT), participou do segundo grupo de visitação.
Leia também:
Famílias do Loteamento Vitória, em Caxias, recebem títulos definitivos de seus imóveis
Oito famílias recebem títulos de regularização em Caxias do Sul
Murialdo Santa Fé comemora 44 anos neste sábado, no UCS Teatro, em Caxias
Monte Belo do Sul realiza o festival gastronômico Polentaço neste fim de semana
Entrai terá último final de semana com atrações culturais e gastronômicas em Farroupilha
Tags:
Cidade visita guiada Maesa Caxias do Sul