Título foi concedido pela Câmara de Vereadores durante sessão solene nesta terça-feira
redacao@serraempauta.com
18.09.2024 - 16h28min
Ao som do batuque e no afeto da comunidade, Cecília Rodrigues Modesto, a Mãe Cecília, de 94 anos, recebeu uma distinção de destaque da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul: o título de Cidadã Emérita. A honraria proposta pelo vereador Lucas Caregnato (PT) contou com aprovação unânime dos legisladores e foi entregue em sessão solene nesta terça-feira (17).
O título de Cidadã Emérita é destinado a pessoas que nascem em Caxias do Sul e se dedicam à comunidade, a partir, por exemplo, de seu ofício ou voluntariado. No caso de Cecília, pela forma como guia os seguidores, sempre com amor e compaixão. Tanto que o plenário estava lotado e a homenagem foi intercalada com canções ligadas a religiões de matriz africana e muitas palmas.
Caregnato se manifestou em nome da Casa. Fez seu discurso diferente, permeado de músicas entoadas em conjunto com a plateia. Discorreu sobre a família e a trajetória de Mãe Cecília, e a respeito do amor, da gratidão e da admiração que sente por ela. De acordo com o parlamentar, é a mãe de santo com mais idade de Caxias do Sul.
"Queria fazer a diferença para uma pessoa muito especial do meu coração. A gente está se encaminhando para fechar esse ciclo dos quatro anos da legislatura e eu cumpro, de forma muito responsável, a homenagem para nossa querida e tão especial mãe Cecília, a mãe de santo mais longeva da nossa cidade. Vejam que responsabilidade desta Casa. A mãe Cecília é matriarca de uma casa composta por muitas mulheres, mulheres negras que fazem a nossa religião, que confortam, que acolhem, que resgatam a identidade dos nossos ancestrais. Então, acho que estamos numa noite de fato solene e muito importante para a nossa cidade", afirmou Caregnato.
O agradecimento pela distinção veio de Mãe Cecília com suas mãos direcionadas ao céu, num gesto de contemplação e aplausos. A mãe de santo disse não ter palavras para traduzir o que sente por ser homenageada pelo Legislativo e saudou os presentes.
Desejou que o Orixá Xangô derrame misericórdia a todos e rezou: "Que cada um saia daqui confortável, alegre, contente e com saúde. É isso que eu desejo para todos os meus filhos de fé e para os meus irmãos de fé, porque a nossa caminhada é longa, pedregosa, mas nós chegaremos lá".
Da tribuna, familiares de Mãe Cecília se pronunciaram. Vanessa Duarte, neta da homenageada, agradeceu a Caregnato e à Câmara pela distinção e, com emoção, expressou o afeto pela avó, considerando-a inspiração a ela e a muitas gerações.
Filha de Mãe Cecília, Maria Elisabeth Modesto disse que viu Caregnato crescer, elogiando o seu percurso na política. Ao agradecer pelo reconhecimento à sua mãe, chorou. Disse que ela é um pouco mãe de todos e motivo de muito orgulho a cada filho e filha.
Saiba mais sobre a homenageada
Cecília Rodrigues Modesto é a mãe de santo mais longeva de Caxias do Sul, com 94 anos de idade e que possui uma forte relevância religiosa na comunidade. Exerce, há mais de seis décadas, o papel de sacerdotisa e o seu terreiro se encontra no Bairro Cruzeiro.
Além da vida religiosa, Cecília se dedicou à família. Filha de Antônio Rodrigues e Albertina Rodrigues, cresceu em uma família numerosa, ao lado de quatro irmãos. Desde jovem, Cecília aprendeu o valor da união e do amor familiar, cultivando laços fortes com seus pais e irmãos.
Casou-se com João da Silva Modesto, com quem compartilhou uma vida até o falecimento dele. Juntos, tiveram sete filhos, criando um lar repleto de amor e de valores sólidos. A maternidade sempre foi um dos maiores orgulhos de Cecília, que dedicou sua vida a cuidar e orientar os filhos.
Leia mais:
Empreendedores se reúnem para impulsionar turismo em Galópolis, no interior de Caxias
A importância da leitura e a influência das tecnologias
Projeto exibe filme e realiza exposição em 12 escolas de Caxias do Sul
UCS celebra acordo com Academia de Comércio Exterior da Rússia
Começa montagem da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Tags:
Geral homenagem Mãe Cecília Cidadã Emérita Câmara de Vereadores Caxias do Sul