Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Madre Imilda, em Caxias do Sul, oferece experiência no planetário | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Madre Imilda, em Caxias do Sul, oferece experiência no planetário | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Dia dos Avós

Madre Imilda, em Caxias do Sul, oferece experiência no planetário

Nesta semana, avós de alunos do colégio estão conhecendo a nova ferramenta pedagógica

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
13.07.2023 - 16h43min

Isabela Terra Aguiar/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Colégio Madre Imilda, em Caxias do Sul, está promovendo uma ação inédita para os avós dos alunos da Educação Infantil – Maternal, Pré 1 e Pré 2 nesta semana. Dentro das comemorações do Dia dos Avós, celebrado no próximo dia 26, os avós são recepcionados no colégio para o tradicional chá e homenagens, sendo que desta vez, eles têm ainda a oportunidade de conhecer o planetário e vivenciar junto com os netos uma experiência única. É apresentado um vídeo que proporciona uma verdadeira imersão no espaço com imagens que contemplam o sistema solar e seus aspectos como tempo, espaço e planetas.

banner-cetec-serraempauta.png

A ex-aluna e avó, Maria Ivone Andrade Giordani, voltou para o Madre Imilda para receber a homenagem da neta, Olivia Roth Giordani e conhecer o Planetário. Professora aposentada de Geografia, a avó achou fantástica a experiência.

"Percebo que o Madre Imilda continua passando os bons valores e a importância da família, como na minha época de estudante, e avança a passos largos no campo da inovação e tecnologia".

Quem também voltou para o Colégio para participar da ação foi o avô de Noah Bertotti Feltraco, o ex-funcionário, Manoel Edi Lopes.

"Meus cinco filhos estudaram aqui e três netos. Gostei de conhecer o Planetário, porque ele já tinha me falado e eu nem fazia ideia que era assim", conta.

Professora de alfabetização por 28 anos no Colégio Madre Imilda, Marili Libardi, retornou com o neto Martin Libardi Toss, para vivenciar a experiência planetária e afirmou que "a inovação e a tecnologia aplicadas ao ensino vão facilitar o aprendizado desta geração".

Ferramenta pedagógica

Inaugurado em março deste ano, quando o Colégio Madre Imilda completou 95 anos de atuação na comunidade caxiense, o planetário foi construído em uma sala de aula com pé direito superior a seis metros tornando a escola a terceira no país e a primeira no Estado a ter este modelo de estrutura didática.

O planetário do Colégio Madre Imilda está registrado no site da Associação Brasileira de Planetários (ABP). O seu uso, como ferramenta pedagógica, proporciona uma abordagem diferenciada para o ensino da astronomia e das ciências em geral, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Para a Educação Infantil é trabalhado um vídeo lúdico para despertar a curiosidade sobre a aprendizagem nas diferentes linguagens. Nos anos iniciais o foco é a iniciação científica e na aprendizagem investigativa, através de um vídeo "Medindo o Tempo", entre outros, apresentando o sistema solar.

Para os alunos dos anos finais e Ensino Médio é introduzido o software Stellarium, no qual é possível "viajar" no tempo e no espaço. As imagens visualizadas foram obtidas por sondas espaciais, e desse modo, é possível a visualização dos planetas, da lua e das constelações. Nessas etapas, o estudante qualifica-se na cientificidade e no letramento tecnológico, na excelência acadêmica e na autonomia intelectual, através de espaços colaborativos, conectados, híbridos e interativos.

Os aspectos inovadores relacionados ao Planetário incluem o acesso facilitado à astronomia, educação personalizada, estímulo à criatividade e ao pensamento crítico, colaboração e trabalho em equipe, além de inspiração para carreiras científicas.

Leia mais:
Trappers Matuê e Teto fazem show nesta sexta em Caxias do Sul
Equipes trabalham para minimizar estragos em Caxias do Sul
Inicia troca da adutora Santa Catarina-São José, em Caxias do Sul
Definido local da primeira escolinha no interior de Caxias do Sul
Taça das Favelas terá sua primeira edição em Caxias do Sul

Tags:

Dia dos Avós Colégio Madre Imilda Caxias do Sul oferece experiência planetário ferramenta pedagógica