O site Ensino Rimado auxilia estudantes oferecendo resumos de conteúdos escolares em forma de música criada por inteligência artificial
redacao@serraempauta.com
30.08.2024 - 14h08min
O Programa de Empreendedorismo e Inovação Madre Tech, desenvolvido pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul, teve um dos seus projetos, o site Ensino Rimado, selecionado para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem, maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia.
O programa é organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. A iniciativa estimula que a equipe identifique uma situação problema do cotidiano a ser solucionada de forma tecnológica e inovadora.
O site Ensino Rimado visa auxiliar estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio no processo de aprendizado, oferecendo resumos de conteúdos escolares em forma de música utilizando a Inteligência Artificial. A plataforma foi desenvolvida pelos estudantes Bruna Sebben, Bernardo Smidt e Luiza Dalla Lana, do 8º ano do Ensino Fundamental.
A equipe é unânime ao afirmar que o Ensino Rimado deixa os educandos mais envolvidos nos estudos. A ferramenta digital é útil para diferentes estilos de aprendizagem e para aqueles que têm dificuldades com métodos tradicionais de ensino, além de ajudar a desenvolver novas habilidades de maneira descontraída.
O projeto é o único representante de Caxias do Sul na competição e disputa pela categoria Imagina, destinada para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
A apresentação das equipes gaúchas será de forma on-line no dia 26 de setembro com outros cinco projetos do estado, no formato pitch. Serão até cinco minutos de explanação, detalhando o projeto para a comissão avaliadora, que por sua vez fará suas respectivas atribuições dentro do tempo de mais cinco minutos.
Durante o projeto, os estudantes participaram da etapa Desafio nas Redes com a criação do Instagram do projeto (@triadebbl) e produziram vídeos de apresentação e bastidores, através de oito missões previamente estabelecidas com suas respectivas pontuações.
No processo de preparação receberam ainda dicas dos participantes do projeto Inovação Jovem, promovido pela CDL Jovem e tiveram a oportunidade de mergulhar em um ambiente de estímulo à criatividade, inovação e espírito inovador.
O coordenador do Madre Tech, professor Diego Martins, explica que "desde a idealização até a prototipagem dos projetos, os estudantes são desafiados a pensar fora da caixa, a encontrar soluções para problemas reais e a trabalhar em equipe. Além disso, é de nosso interesse potencializar essas experiências reais do mundo dos negócios, criando modelos de startups".
Leia mais:
Prefeitura de Caxias do Sul abre concurso público com 13 vagas
Documentário retrata os sonhos de um rapper haitiano morador de Flores da Cunha
Alterado sentido de avenida no Bairro Jardelino Ramos, em Caxias
Realizada remoção de rochas de estrada em São Valentim da 6ª Légua, interior de Caxias
Espetáculo conta a história do samba e a cena autoral de Caxias do Sul
Tags:
Geral educação Colégio Madre Imilda participa etapa estadual programa empreendedorismo Desafio Liga Jovem Caxias do Sul