Petista liderou disputa pelo Palácio do Planalto desde o início da campanha e termina 2º turno com vantagem sobre Jair Bolsonaro
redacao@serraempauta.com
30.10.2022 - 20h03min
Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito neste domingo (30) para o terceiro mandato de presidente da República. A eleição mais acirrada no país desde a redemocratização do país. O candidato do PT liderou a disputa pelo Palácio do Planalto desde o início da campanha eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória de Lula às 19h57min, com 98,91% da apuração. Lula tinha 59.630.140 votos (50,83%), contra 57.727.259 votos (49,16%) do presidente Jair Bolsonaro (PL), que deixou de ter condições de alcançar o petista.
O voto
Lula votou na manhã deste domingo, na Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. Após votar, Lula disse ter convicção da vitória.
"Estou convencido que o povo brasileiro vai votar no projeto em que a democracia seja vencedora. Em um projeto que a participação popular na definição das políticas públicas seja vencedor", disse.
Para Lula, os eleitores também vão levar em consideração as soluções propostas para a miséria e a fome no país.
"Em um projeto que a gente possa resgatar as pessoas que estão com fome nesse país, que estão na rua, que estão pedindo esmola. A gente precisa resgatar e inseri-los em uma sociedade civilizada em que as pessoas possam tomar café, jantar, trabalhar, ter um salário, acesso à cultura, ao lazer. Ou seja, as pessoas viverem com cidadania, com toda a decência", acrescentou.
O candidato disse ainda que pretende fortalecer as relações multilaterais com os países da América do Sul.
"A gente vai reconstruir o Mercosul [Mercado Comum do Sul], a Unasul [União de Nações Sul-Americanas], porque é muito importante essa instituição multilateral entre os países para troca de ideia do campo do comércio, da política, da cultura, do social. É muito importante que a gente aprenda uma lição: juntos nós somos muito fortes", enfatizou.
Lula disse que fará, nos próximos dois meses, viagens não só aos países sul-americanos, mas também à China, à União Europeia e aos Estados Unidos.
Leia também
Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul
Aplicação da Coronavac passa a ser agendada em Caxias do Sul
Orçamento de Caxias para 2023 prevê déficit de R$ 408 milhões
Parque da Festa da Uva, em Caxias, é reaberto ao público
CDL de Caxias quer recuperar R$ 1,8 milhão em dívidas
Tags:
Eleições 2022 Lula eleito presidente da República terceiro mandato