Siga nossas redes sociais
Logotipo - Lucas Caregnato é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Lucas Caregnato é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Mesa Diretora

Lucas Caregnato é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Integram a chapa os vereadores Wagner Petrini, Andressa Marques, Alexandre Bortoluz e Andressa Mallmann

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Marinês Bertuol/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O vereador Lucas Caregnato (PT) foi eleito, nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, para comandar a Câmara de Caxias do Sul em 2025. Durante a sessão de instalação da XIX Legislatura (2025-2028).

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Integram a Mesa Diretora, os parlamentares Wagner Petrini (PSB), como 1º vice-presidente, Andressa Marques (PCdoB), a 2ª vice-presidente, Alexandre Bortoluz (PP), o 1º secretário e Andressa Mallmann (PDT), a 2ª secretária. O grupo contou com o apoio da maioria do plenário. Votaram contrários quatro legisladores: Daiane Mello (PL), Marisol Santos (PSDB), Hiago Morandi (PL) e Ramon Teles (PL).

Ao assumir a presidência, em sua manifestação da tribuna, Caregnato disse que eternizará este instante, diante da grandiosidade do ato.

"Primeiro de janeiro será um dia lembrado sempre para mim, negro, filho adotivo de um pedreiro e uma dona de casa, nascido e criado no Bairro Planalto, forjado no movimento estudantil e no movimento comunitário, professor da rede pública municipal e, neste momento, investido da condição de presidente do segundo maior Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul", afirmou, antes de tecer agradecimentos para Deus, Orixá Oxum, aos pais (Italino e Maria), à esposa Franciele, aos dois filhos, José Artur, 10 anos, e Miguel, três, à madrinha de batismo Tere Varreira, aos eleitores e aos atuais parlamentares, em especial às colegas de bancada.

"Sinto-me honrado e preparado para esta missão", garantiu, ao colocar o Legislativo disponível para ajudar o Executivo desenvolver Caxias do Sul. Caregnato entende que a Casa do Povo é a casa da democracia, do respeito às diferenças e das visões políticas.

Sublinhou essa diversidade citando vereadores que marcaram a história, como Percy Vargas de Abreu e Lima (Aliança Republicana Socialista), Rachel Grazziotin (PDT), Geni Peteffi (MDB), os três in memoriam, e Pepe Vargas (PT), atual deputado estadual.

O ano que inicia, conforme o novo presidente, será de trabalho, construção coletiva e de participação. Mencionou os 150 anos das imigrações que chegaram à cidade e os 132 anos de atuação do Parlamento Municipal.

"Diálogo, respeito às visões políticas diferentes, construção de consensos e participação popular serão os norteadores desta gestão. A Câmara estará nos bairros. O Parlamento caxiense quer te ouvir, população, e deseja a tua participação nesta construção que é coletiva", concluiu Caregnato, convidando a comunidade a estar presente nas ações legislativas.

Saiba mais sobre o novo presidente

Lucas Caregnato tem 39 anos, é morador do Bairro Planalto e iniciou sua atuação na Pastoral Afro e na Igreja Católica, por meio das Comunidades Eclesiais de Base e do Conselho Comunitário da Comunidade Cristo Operário. Militante no movimento estudantil secundarista, foi vice-presidente da UCES (União Caxiense de Estudantes Secundaristas).

Em 2004, ingressou no curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde foi bolsista de iniciação científica e participou do ativamente do movimento estudantil e do movimento negro. Em 2008, iniciou sua trajetória docente, primeiro na rede privada e, posteriormente, atuando como professor em escolas de Ensino Fundamental e Médio, pré-vestibulares e instituições de Ensino Superior.

Em 2010, publicou o livro intitulado "A outra face: a presença de afrodescendentes em Caxias do Sul (1900 a 1950)", uma adaptação de seu trabalho de conclusão de curso da especialização em História Regional. No mesmo ano, iniciou a sua participação como membro do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Caxias do Sul até 2014.

No ano seguinte, concluiu o mestrado em História, foi nomeado coordenador adjunto da 4ª Coordenadoria Regional de Educação e ingressou na rede pública municipal de Caxias do Sul, onde lecionou em diferentes escolas da Zona Norte. Foi coordenador das Relações Universitárias entre os anos de 2011 e 2019 e do Núcleo de Acolhimento à Diversidade da UCS.

Em 2018, ingressou no doutorado em Educação, vindo a concluir mais tarde. Foi eleito em 2020 presidente do Conselho Municipal de Educação.

Nas eleições municipais de 2020, foi eleito vereador para a XVIII Legislatura (2021-2024) com 1.728 votos. No ano passado, conquistou a reeleição, com 4.213 votos. Neste ano de 2025, foi conduzido à presidência da Câmara de Vereadores.

Mesa Diretora

:: Presidente Lucas Caregnato (PT)
:: 1º vice-presidente Wagner Petrini (PSB)
:: 2ª vice-presidente Andressa Marques (PCdoB)
:: 1º secretário Alexandre Bortoluz (PP)
:: 2ªsSecretária Andressa Mallmann (PDT)

Leia mais:
Vereadores, prefeito e vice de Caxias do Sul são empossados
São Chico Beatles Festival recebe a primeira banda de John Lennon
Primeiro bebê nascido em Caxias do Sul no ano de 2025 é um menino
Cooperativa Vinícola Garibaldi inicia recebimento de uvas da safra 2025
Comércio pode sofrer prejuízos com até cinco feriados prolongados em 2025

Tags:

Política Mesa Diretora Lucas Caregnato eleito presidente Câmara de Vereadores Caxias do Sul