Últimas notícias de Caxias do Sul

Siga nossas redes sociais
Logotipo - Livro registra histórias e perspectivas para a Maesa, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Livro registra histórias e perspectivas para a Maesa, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Legado histórico

Livro registra histórias e perspectivas para a Maesa, em Caxias do Sul

Obra será lançada nesta quarta-feira, na Feira do Livro, e no domingo, no Moinho da Cascata

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A publicação "Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul" será lançada nesta quarta-feira (9), às 18h, no espaço 1 da Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri, em Caxias. A obra é organizada pelos arquitetos Taísa Festugato e Matias Revello Vazquez, e reúne textos de Fábio Vanin, Lucas Fehr, Lucas Volpatto e José Clemente Pozenato.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O livro ganha novo momento de lançamento no domingo (13), às 16h, no Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba. Na oportunidade também será realizado um bate-papo com os autores.

"Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul" convida o leitor a explorar a trajetória da Maesa, Metalúrgica Abramo Eberle S.A., um marco industrial de Caxias do Sul, e a refletir sobre seu futuro como patrimônio cultural.

Aborda o legado histórico, a memória industrial, e os aspectos arquitetônicos que fazem da Maesa um bem único, além de discutir sua preservação, sugere possibilidades de reabilitação para uso comunitário, enriquecido por fotografias e textos. Apresenta ainda uma perspectiva de aprofundamento sobre a relevância e importância desse patrimônio para Caxias do Sul e a região.

O livro também deriva de um extenso trabalho realizado pelo Vazquez Arquitetos, com mais de 4 mil horas técnicas de trabalho desenvolvidas para Plano Geral da Maesa, trazendo agora referências deste trabalho para o acesso do público.

A obra está organizada em cinco capítulos, sendo que os quatro primeiros abordam os diversos aspectos culturais, arquitetônicos e da perspectiva da memória que fazem a Maesa ser um patrimônio cultural para Caxias. No quinto capítulo, o livro tem como complemento textos sobre a Maesa assinados por Pozenato. Tudo isso numa linguagem acessível, com recursos visuais de fotografias e prospecções arquitetônicas sobre futuros possíveis para o espaço.

A publicação é lançada pela Editora Ueba e tem uma tiragem de 500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. Para o lançamento, será disponibilizado um número limitado de exemplares aos interessados que se inscrevem no link.

Leia mais:
Vidroforte, de Caxias, direciona vendas para os mercados europeu e asiático
CDL de Caxias vai realizar curso inédito de Libras
Feira do Livro de Caxias do Sul já vendeu mais de 22 mil exemplares
César Ulian, do PP, é reeleito prefeito de Flores da Cunha

Jonas Tomazini, do MDB, é eleito prefeito de Farroupilha

Tags:

Cultura legado histórico livro registra histórias perspectivas Maesa Caxias do Sul