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Lideranças propõem alterações no modelo de concessão de rodovias da Serra

Durante reunião da Frente Parlamentar da Câmara de Caxias, secretário de Parcerias, Leonardo Busatto, ouviu críticas ao projeto do Governo do Estado

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
23.06.2021 - 21h26min

Gabriel Lain/Divulgação
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O plano de concessões de rodovias do Governo do Estado recebeu de lideranças regionais uma série de críticas e propostas de alterações durante a reunião pública da Frente Parlamentar da Câmara Municipal de Caxias do Sul que está discutindo e fiscalizando o assunto. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (23), na sede do Legislativo caxiense. O prazo de 30 anos da concessão das estradas da Serra, o modelo de outorga e o valor das tarifas foram os itens que mais geraram questionamentos.

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Durante o encontro, o secretário de Parcerias, Leonardo Busatto, apresentou o estudo conduzido pelo governo de Eduardo Leite (PSDB). O representante do governo estadual defendeu as concessões justificando que serão investidos mais de R$ 10 bilhões em 30 anos nas estradas gaúchas. Segundo Busatto, as concessões irão gerar empregos e impostos assim como trazer mais segurança aos motoristas.

"Este não é um programa de governo, é um programa de Estado", reforçou o secretário.

Presidente da Frente, vereadora Denise Pessôa (PT), questionou o modelo de outorga e o prazo de 30 anos do contrato, além do pouco tempo de debate sobre o assunto. A parlamentar também contestou o formato de consulta popular aberto pelo Estado, disponível no site da Secretaria de Parceiras.

Denise adiantou que a Frente Parlamentar pretende realizar uma audiência pública e após entregar um relatório com as sugestões de mudanças para o secretário estadual.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), esteve na reunião e reforçou a necessidade do debate sobre o tema. Pediu que os prefeitos da região sejam ouvidos antes da proposta final.

"Nunca é demais discutir esse assunto. São 30 anos (de concessão) e depois não adianta ficar reclamando. Essa região tem trauma de pedágio", disse Adiló, fazendo referência à praça de pedágio entre Caxias e Farroupilha.

O prefeito de Flores da Cunha, César Ulian (PP), disse que o pedágio localizado na cidade é uma herança de uma concessão que não deu certo.

"Hoje, temos um pedágio que isola parte do nosso município e o desenvolvimento acaba não acontecendo", reforçou Ulian.

Já o deputado estadual Pepe Vargas (PT), questionou o modelo concessão apresentado pelo Governo do Estado e o prazo de concessão de 30 anos. Destacou que três itens vão encarecer a tarifa: o valor de outorga, a taxa de lucro e o ISS.

"Está sendo apresentado um prato feito. Precisamos, no mínimo, minimizar esses impactos", destacou.

O deputado estadual Tiago Simon (MDB), mostrou preocupação com a localização das praças de pedágio e o modelo de outorga.

A deputada estadual Fran Somensi (Republicanos), revelou que os locais das praças de pedágio têm incomodado a comunidade. Ela questionou também, se haverá mudança no traçado da Curva da Morte, na RS-122, entre Farroupilha e São Vendelino. Ela pediu a retirada da outorga e do limite de desconto.

O deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), reforçou a necessidade da ampliação do debate sobre o tema. Disse também que é preciso discutir o valor da tarifa e a proposta da outorga.

Segundo o presidente da Associação dos Usuários de Rodovias do Rio Grande do Sul (Assurcon/RS), David Vicenzo, o estudo do Governo do Estado não apresenta melhorias para a Serra e os investimentos "são pífios".

"Não há outra solução a não ser a de engolir o anzol por 30 anos. Não é assim que se discute. Esse programa é uma exploração para a sociedade", ressaltou.

O presidente da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB), Valdir Walter, reclamou da falta de diálogo do Governo do Estado, pediu mais diálogo e contestou o prazo de 30 anos de concessão.

A presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede/Serra), Mônica Mattia, destacou que outras demandas, além das apresentadas na reunião, serão discutidas com o grupo de trabalho e a equipe de Busatto.

Também se manifestaram os vereadores Sandro Fantinel (Patriota), Maurício Marcon (Novo), Felipe Gremelmaier (MDB), Tatiane Frizzo (PSDB) e Adriano Bressan (PTB), além do vereador de Farroupilha, Gilberto do Amarante (PDT). Bressan listou um conjunto reivindicações como a duplicação da RS-122 entre Caxias e Flores, investimentos na RS-453 (Rota do Sol), a retirada do acréscimo de 30% no valor do pedágio após as obras de duplicação, a retirada do percentual de 25% do teto de desconto, a distância mínima de 50 km entre as praças de pedágio e a retirada da outorga. Também defendeu a cobrança em apenas em um dos sentidos e a concessão por 15 anos, renováveis por mais 15.

No final da reunião, Busatto respondeu aos questionamentos dos participantes. Ele defendeu a concessão de 30 anos, e explicou que a empresa vencedora de licitação terá retorno financeiro a partir dos 20 anos de contrato. Respondeu a deputada Fran Somensi que está prevista a mudança no traçado e a duplicação do trecho da RS-122 onde está localizada a curva da morte e garantiu melhorias na RS-122 entre Caxias e Flores. O secretário descartou investimentos na Rota do Sol e disse que o governo estuda uma parceria público-privada (PPP) somente para a rodovia.

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