Siga nossas redes sociais
Logotipo - Lideranças criticam homenagem da Câmara de Caxias ao presidente Jair Bolsonaro | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Lideranças criticam homenagem da Câmara de Caxias ao presidente Jair Bolsonaro | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Cidade

Lideranças criticam homenagem da Câmara de Caxias ao presidente Jair Bolsonaro

UAB repudia intenção do Legislativo no momento de crise social, política, institucional, econômica e sanitária

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Franciele Masochi Lorenzett/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A União de Associações de Bairros (UAB), o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e o ex-vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu (sem partido) se manifestaram contrários à homenagem da Câmara de Vereadores com a entrega do Prêmio Caxias do Sul ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

Leia mais:
Câmara de Vereadores quer homenagear Jair Bolsonaro com Prêmio Caxias do Sul

Em nota, o presidente da UAB, Valdir Walter, manifestou repúdio a intenção do Legislativo caxiense no momento em que o país enfrenta um cenário de crise social, política, institucional, econômica e sanitária, causada pela política negacionista e irresponsável de Bolsonaro e sua cúpula.

"Em meio a tantas adversidades enfrentadas pelo povo e o descrédito crescente deste governo, é incabível qualquer tipo de homenagem. Os recentes indícios levantados pela CPI da Covid apontam ainda a corrupção fisiológica deste governo, onde ao que se parece, usou da pandemia para influência política e econômica, no desvio de recursos e compras superfaturadas de vacinas", diz trecho da nota.

Para a UAB, a homenagem que deverá ser concedida pelos vereadores caxienses representa um incentivo às práticas desastrosas do Governo Federal.

"É preciso alicerçar-se nas bandeiras em defesa da vida, de um projeto nacional de desenvolvimento, na soberania nacional, na democracia e na ciência", reforça Valdir Walter, em outro trecho da nota.

Para o ex-prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho (PDT), o comportamento de Bolsonaro, que durante a pandemia da covid-19 defende a desobrigação do uso de máscara e promove aglomerações não é compatível com a proposta de homenagem.

"Eu se fosse vereador, nas circunstâncias, jamais aprovaria (a homenagem). Não tem nada de censura com a decisão da Mesa da Câmara, que eu saiba sem o aval do PDT. É um momento delicado, não é de homenagem, são 500 mil mortes (no Brasil). Eu jamais endossaria uma homenagem dessa natureza. O exemplo dele na pandemia é digno de repúdio e não de menção honrosa", disse o ex-prefeito.

Também contrário a homenagem, o ex-vice-prefeito, Ricardo Fabris de Abreu (sem partido), encaminhou um e-mail para os 23 vereadores solicitando quais serviços relevantes foram realizados pelo presidente da República que justifiquem a homenagem.

Fabris citou algumas manifestações de Bolsonaro como a defesa à tortura, a ditadura militar e a postura negacionista e anticientífica no combate à covid-19.

Por fim, o ex-vice-prefeito pediu que a homenagem seja realizada em nome individual e não da cidade.

Leia também:
Ex-governador participa de preparação para eleições de 2022
Governo do Estado deposita salários de junho integralmente nesta quarta-feira
Prefeitos de Caxias e Farroupilha definem realização de fórum para tratar de temas regionais
Câmara de Caxias aprova a Plano Plurianual 2022-2025

Carreata contra pedágio em Farroupilha reúne centenas de manifestantes

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul homenagem Prêmio Caxias do Sul Jair Bolsonaro Alceu Barbosa Velho Ricardo Fabris de Abreu UAB Valdir Walter Caxias do Sul