Governador disse que pretende
redacao@serraempauta.com
18.01.2022 - 21h58min
Antes do vistoriar a obra de pavimentação do Vale Aurora e de visitar o sítio de lazer Zucchi, na Linha Eulália, as duas localidades no interior de Bento Gonçalves, o governador Eduardo Leite (PSDB) concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (18).
Leia mais:
Leite visita obra rodoviária e acompanha a vindima em Bento Gonçalves
Na oportunidade, Leite comentou sobre o cenário eleitoral e um eventual apoio ao presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza, do MDB, como candidato ao Governo do Estado. Ele ainda lembrou do nome do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, pré-candidato do PSDB ao Piratini, e defendeu uma coligação entre PSDB e o MDB.
Confirma os principais trechos da coletiva.
Eleições 2022
"Fico feliz em ser lembrado pela população. Eu me realizo muito sendo governador do Estado. Em 2019, o Estado que não pagava os salários em dia, tinha atrasos com os municípios, tinha obras paralisadas por falta de recursos, mesmo tendo impostos aumentados. O Estado em 2022 reduziu os impostos, tem disponibilidade de recursos para investimentos, têm as contas em dia. A gente virou o jogo no Estado. Estou muito feliz de ter feito isso, e fiz conjuntamente com muitos atores, inclusive outros partidos políticos e deputados que nos apóiam. O governo que estamos fazendo deve muito politicamente ao fato de eu não ser candidato a reeleição, que inclusive eu sou critico, por isso não considero a candidatura a reeleição. Vou trabalhar para que a gente tenha a continuidade de projeto. Estou convencido que vamos eleger a continuidade desse governo."
Apoio ao presidente da Assembleia, Gabriel Souza, do MDB
"Esse é um entendimento que precisa ter na base da nossa aliança. O Ranolfo (Vieira Júnior, vice-governador) é um belo quadro, sujeito extremamente leal, parceiro, competente. Os resultados na segurança pública falam por si só. O Ranolfo é um belíssimo quadro para continuar esse projeto e é o que o meu partido defende. É natural que o PSDB busque protagonizar esse projeto. É legítimo que o MDB com o tamanho que tem, a maior bancada na Assembleia, aspire retornar a liderança do projeto. O Gabriel conhece bem o Estado, foi líder do governo (José Ivo) Sartori, conhece as pautas das reformas, mas eu não me meto na disputa do MDB, que tem outros quadros como o presidente do partido, Alceu Moreira, que também é deputado federal e conhece bem o Estado. A partir de março vamos intensificar essas conversas dentro da base do governo. Acho que é muito importante que PSDB e MDB estejam juntos. Vou trabalhar muito para que isso aconteça, para que essa agenda não corra nenhum risco diante de ameaças de outros dois campos políticos que poderiam colocar em risco as conquistas que a gente teve nos últimos anos."
Realização de eventos x covid-19
"A gente continua monitorando. Fizemos reuniões com os gabinetes regionais na semana passada. As prefeituras já estão tomando providências em determinados tipos de eventos como suspender ou reduzir público. Cada região tem a sua peculiaridade. A situação que a gente vive agora em função do que se analisa fora do Brasil, onde já se cumpriu um ciclo em função da Ômicron, sugere que vamos ter um momento mais forte de incidência de contaminações, como estamos tendo agora, mas também mais rápido. A expectativa é de que quando chegue a Festa da Uva a gente já tenha passado esse momento crítico e assim a gente não tenha a festa comprometida por conta dessa contaminação. Se houver algum aumento expressivo e que comprometa a capacidade hospitalar e de demande ações mais fortes vamos tomar, mas sempre com diálogo com as prefeituras."
Leia também:
Escola São Roque ocupará espaço no campus da UCS de Bento
Comissão Comunitária detalha desfile cênico musical da Festa da Uva
Angelo Boscari é eleito presidente da Câmara de Flores para 2022
Valim e Fiuza testam positivo para a covid-19
Índice de casos positivos da covid-19 é de 50% em Caxias do Sul
Tags:
Eleições 2022 Eduardo Leite defende coligação PSDB MDB Piratini