Medida determina informar especialidade do médico, dia e horários de atendimentos, e quantidade de vagas nas instituições
redacao@serraempauta.com
01.01.2023 - 10h05min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) sancionou, na semana passada, a lei que torna obrigatória a afixação de placa, cartaz ou outra forma de anotação informando a especialidade do médico, os dias e horários de atendimento e a quantidade de vagas de consultas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas UPAs. Parte das medidas já é adotada nos serviços.
A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, participou do ato e destacou a importância da transparência.
O projeto proposto pela Bancada do PSB foi aprovado em maio de 2019, e previa a divulgação do nome e especialidade do médico, dias e horários de atendimento e a quantidade de vagas ofertadas no dia. A matéria foi sancionada pelo então prefeito Daniel Guerra. No ano passado, o vereador Wagner Petrini (PSB) retirou a obrigatoriedade da divulgação do nome do médico.
"Eram poucas as UBS que estavam cumprindo (a legislação). Nosso objetivo foi de simplificar ainda mais o cumprimento da legislação, retirando a obrigatoriedade da divulgação do nome do médico e permitindo que o informativo seja divulgado a partir de qualquer forma de anotação", justificou Petrini.
Tags:
Transparência lei obriga cartaz dados atendimentos UBSs Caxias do Sul