Vereador Velocino Uez (PTB), presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul
redacao@serraempauta.com
19.01.2021 - 10h05min
Uma nova legislatura se apresenta para trabalhar pela comunidade de 2021 a 2024. São 23 parlamentares que a população caxiense escolheu nas urnas para representá-la e para atuar em busca de soluções às demandas da cidade. Aos 128 anos, o Legislativo Municipal assume com firmeza esse compromisso, tendo como guias o diálogo e a construção coletiva, especialmente neste período em que lutamos contra uma pandemia que já levou 370 vidas em nosso município.
Para que o trabalho legislativo prossiga com êxito, mesmo diante das restrições necessárias para combater o coronavírus, a Mesa Diretora assume imbuída de muita disposição. Para isso, contamos com uma equipe funcional qualificada e que nos ajudará no exercício das principais funções de um Parlamento, que são legislar, fiscalizar, administrar e julgar. Estamos abertos a ouvir a comunidade e a imprensa, dentro das condições que a pandemia exige, para construirmos propostas e leis que facilitem o cotidiano dos cidadãos e cidadãs, de suas famílias e dos diferentes segmentos sociais, econômicos, culturais e ambientais.
Num primeiro momento, seguiremos o que as autoridades da área da saúde orientam quanto ao cuidado e à restrição de acesso do público pessoalmente em sessões, reuniões e demais programações institucionais. Até março do ano passado eram abertas ao público. De março em diante, ficaram restritas à participação presencial dos parlamentares, das autoridades convidadas e da equipe funcional.
Enquanto vigorarem os decretos estadual e municipal estabelecendo percentuais reduzidos de pessoas em espaços públicos, seguiremos com resoluções definindo o fluxo de pessoas na Casa. Hoje, a comunidade pode acompanhar todas as atividades promovidas pela Câmara Municipal por meio da TV Câmara (Canal 16 da NET/Claro) e das redes sociais: @camaracaxias (twitter/instagram); youtube.com/tvcamaracaxias; facebook.com/camaracaxias (fanpage). Aproveitamos para reforçar o convite para que a população efetivamente participe de forma on-line do que a Casa do Povo promove.
O acesso aos setores e aos gabinetes é possível mediante agendamento prévio com servidores, assessorias ou com os próprios parlamentares, que deverão receber as pessoas com toda a atenção necessária na entrada da Câmara. Tanto a equipe funcional quanto os vereadores e a comunidade devem acessar o prédio legislativo portando máscara e, na recepção, passam pela conferência da temperatura e são orientados a usar álcool em gel nas mãos. São cuidados que reforçam a prevenção e ajudam a diminuir os riscos da covid-19.
A expectativa é de que essas sejam iniciativas temporárias e que, logo, possamos retomar o contato direto, o abraço, a acolhida e o atendimento mais próximo de nossa comunidade. A atual Mesa Diretora torce para que isso ocorra o quanto antes e se coloca à disposição dos caxienses e da imprensa para, juntos, fazermos deste ano legislativo um período de bastante produtividade e de retorno efetivo à população.
Tags:
Artigo vereador Velocino Uez presidente Câmara de Vereadores Caxias do Sul