Sistema de aquecimento foi implantado através de colaboração coletiva de empresas e pessoas físicas
redacao@serraempauta.com
04.07.2024 - 11h05min
A série de melhorias que a estrutura do Lar do Ancião, em Bento Gonçalves, vem recebendo desde 2022 chega a um momento especial às portas do inverno. A entidade inaugurou o sistema de calefação que trará aconchego aos idosos atendidos no espaço.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Todos os ambientes da casa serão contemplados pelo calor do sistema de aquecimento feio por radiadores, que funciona através da queima de pellets, material feito de resíduos de madeira de florestas renováveis, o que reduz consideravelmente a emissão de poluentes.
"Temos o privilégio, em Bento Gonçalves, de contar com uma comunidade engajada nas mais variadas causas, inclusive na nossa. Só estamos conseguindo oportunizar essa e outras melhorias graças à dedicação desses benfeitores, que mostram o valor da dignidade como um bem comum a todos", comenta o presidente do Lar do Ancião, Cesar Cini.
Como ocorre costumeiramente, as benfeitorias foram possibilitadas por uma rede de parceiros que se sensibilizam com o trabalho do Lar do Ancião. Ao todo, oito empresas, além de pessoas físicas, se empenharam para arrecadar os materiais necessários para executar as duas fases do projeto.
Primeiramente, a Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo com unidade em Bento Gonçalves, viabilizou a doação de mais de R$ 500 mil, através da Smurfit Kappa Foundation, com sede em Dublin, para a aquisição dos equipamentos para a calefação.
"É gratificante poder apoiar iniciativas como esta nas comunidades em que operamos e poder levar bem estar aos idosos atendidos pelo Lar do Ancião com um sistema de aquecimento sustentável", comenta Andres Acosta, diretor de Recursos Humanos da Smurfit Kappa Brasil.
Essa fase do projeto também contou com a parceria da Broilo Aquecimentos, que comercializou com preços especiais os itens para o sistema de aquecimento, e da Piomade, responsável pelo fornecimento gratuito dos pellets.
Em uma outra etapa de trabalho, os esforços se concentraram para a construção da casa de máquinas. O próprio Lar do Ancião aplicou recursos próprios para a obra, que contou com o apoio da Fundação WEG e da Lavita Construções. Ambas subsidiaram seus produtos: a primeira contribuiu com 40% dos custos do motor, enquanto a segunda viabilizou o projeto a preço de custo.
O trabalho também contou com os esforços de outras organizações que doaram recursos, além de pessoas físicas.
Vicente Tomasi, membro do conselho fiscal do Lar do Ancião, intermediou a consecução de materiais de construção com as empresas Panizzi Construções, Minas Brasil, Beltoni Aços e Ferragens, Olaria Paese e Construbene. Também contribuíram com o projeto Joarez Bandeira e Everson Luiz Pratti Junior, que doou o material elétrico para casa de máquinas e termostatos.
Atualmente, o Lar do Ancião atende a cerca de 40 idosos cujas idades variam dos 65 anos aos 100 anos – a capacidade de acolhimento é de 60 idosos.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias avança na regularização do Monte Carmelo
Câmara de Vereadores de Caxias promove oficinas sobre eleições
Programa de Turismo Rural, em Caxias, segue calendário até outubro
Consultoria de investimentos abre escritório em Caxias do Sul
Caxias apresenta novo comandante
Tags:
Bento Gonçalves conforto Lar do Ancião recebe calefação moradores idosos