Espaço foi totalmente reformado com recursos do Pró-Social, com apoio de 20 empresas
redacao@serraempauta.com
02.11.2024 - 17h17min
O Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul, inaugura na próxima segunda-feira (4) uma nova ala de convivência para os 78 idosos que residem no local. A obra soma melhorias em mais de 1 mil metros quadrados. O investimento total foi de R$ 2 milhões.
A nova ala de convivência possui quatro grandes salas, todas com paredes de vidro, permitindo a vista da área externa. O projeto privilegiou o aproveitamento da luminosidade natural, possibilitando visão ampla e ambientes arejados.
O novo ambiente também tem recepção e quatro novos quartos para acolher mais oito idosos. A obra já conta com a nova fachada do Lar da Velhice, que futuramente terá sua entrada transferida para a parte dos fundos.
Essa entrega se soma a outras duas feitas nos últimos dois anos: a nova ala de alimentação e vestiários, inaugurada em 2023, e a nova ala de saúde, inaugurada em 2022. O próximo passo é a construção da nova lavanderia, que está em obras, bem como de um depósito de lenha.
O diretor do Lar da Velhice, Valdir Costella, comenta que o espaço foi pensado para ser inclusivo, com estrutura adaptada para facilitar a mobilidade e a acessibilidade, permitindo que todos participem de forma ativa.
"O Lar da Velhice existe há 64 anos. Até o momento, os idosos não tinham uma sala. A construção da ala da convivência traz muitos benefícios. Esse espaço não apenas oferece um ambiente seguro e confortável, mas também promove o bem-estar mental e emocional, ao incentivar a interação social e a construção de vínculos, atividades recreativas, momentos de lazer e troca de experiências”, reforça o diretor.
O recurso foi conquistado por meio do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social) do Governo do Rio Grande do Sul. A proposta fomenta o incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais por empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de Serviços (ICMS).
Ao todo, 20 empresas atuaram como financiadoras do projeto, São elas: Anay Fitas, Arsystem Ferramentas e Equipamentos, Azs Soluções e Tecnologia, Cristal Têxtil, DIBS Distribuidora, Indústria Mecânica Theodosio Randon, Irmãos Andreazza, Frama Produtos de Papelaria, Gama Indústria de Matrizes, Jost Brasil Sistemas Automotivos, Julio Luiz Longhi, Kennasul Distribuição e Representação, Máquinas Sanmartin, Martiplast Indústria e Comércio de Plástico, Master Sistema Automotivo, Matripolo Moldes Injetados, Posto Longhi, Ravan Comércio de Combustíveis, Real Center Materiais e Equipamentos Elétricos e Vêneto Transportes.
Leia mais:
Câmara de Caxias aprova permuta de área para revitalização do Desvio Rizzo
Gesto, de Caxias, participará de dois grandes eventos de marketing em SP
Governador do RS reafirma apoio ao Porto Meridional de Arroio do Sal
Tem Gente Teatrando comemora 35 anos com atrações gratuitas, em Caxias
Reforçada segurança na RS-122, entre Caxias do Sul e Farroupilha
Tags:
Geral interação social Lar da Velhice São Francisco de Assis Caxias do Sul inaugura ala convivência