Siga nossas redes sociais
Logotipo - Lançada campanha para combate a evasão escolar em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Lançada campanha para combate a evasão escolar em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Lançada campanha para combate a evasão escolar em Caxias do Sul

Neste ano, segundo a Secretaria da Educação, 525 estudantes não retornaram as aulas

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

João Pedro Bressan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Secretaria da Educação de Caxias do Sul lançou nesta semana, uma campanha de busca ativa para combater a evasão escolar. Em 2020, a evasão foi de 1,08%. Já nesta ano, do total de 33.878 alunos, 525 estudantes não retornaram as aulas, o que representa 1,55%. Além disso, há alunos que estão matriculados, mas não têm interação com a escola, nem com as aulas presenciais e online e nem na busca de atividades na escola para fazer em casa. A iniciativa é inspirada na campanha Fora da Escola Não Pode!, lançada pela Unicef, para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola.

Na ação de Caxias, serão lançados vídeos gravados por cidadãos e cidadãs da sociedade civil, estagiários e servidores públicos que incentivam famílias a procurarem escolas próximas de suas residências como forma de regularizar a situação dos filhos que não voltaram para a escola. O material estará nas redes sociais da Prefeitura e canais de comunicação da rede municipal de ensino.

"Toda criança e jovem de 4 a 17 anos deve estar matriculada em uma escola. Os pais ou responsáveis precisam buscar a Central de Matrículas ou a escola mais próxima para que o estudante seja direcionado a uma vaga. É importante destacar aos pais e responsáveis pelos estudantes já matriculados que a participação nas atividades escolares é indispensável para o futuro de cada criança e cada adolescente", destaca a titular da Smed, secretária Sandra Negrini.

Segundo ela, está sendo feito um monitoramento, construindo um trabalho em parceria com as famílias, a secretaria da Saúde, a FAS, o Conselho Tutelar e a União das Associações de Bairro (UAB).

"É claro que o estudo, em especial a alfabetização, é mais difícil nos formatos que temos hoje, devido à pandemia. Porém, mesmo com limitações, é fundamental que as crianças permaneçam na escola", resume o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB).

A vice-prefeita, Paula Ioris, a empresária Zeli Dambros, e a estagiária da Secretaria da Saúde, Sofia Negrini, são algumas das pessoas que participam dos vídeos de sensibilização, e estiveram presentes no lançamento da campanha.

Leia também:
PDT estadual deve nomear comissão provisória em Caxias do Sul
Em Brasília, prefeito de Caxias busca apoio para estruturação dos estudos de PPPs
Emenda parlamentar é entregue para catadores e recicladores de Caxias

Prefeitura de Caxias libera guia para quitação à vista no Refis 2021 pela internet

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Secretaria da Educação campanha evasão escolar Caxias do Sul