Marcelo Casanova subiu ao pódio na principal competição antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
redacao@serraempauta.com
25.08.2023 - 18h45min
O judoca de Caxias do Sul e atleta do Recreio da Juventude, Marcelo Casanova, conquistou nesta quinta-feira (24), medalha de bronze nos jogos mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA), na categoria J-2, peso médio (-90kg), em Birmingham, na Inglaterra. O resultado é considerado expressivo para avanço na possibilidade de vaga do caxiense nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Por conta da chave, Casanova precisou fazer uma luta a mais do que a maioria de seus adversários. No primeiro confronto, o caxiense venceu Galymzhan Smagululy, do Cazaquistão. Na segunda luta, venceu o sul-africano Jacque Joubert. Nas quartas de final, o atleta do Recreio pontuou faltando 24 segundos para o término e garantiu a passagem para a semifinal na competição.
Vencido pelo francês Helios Latchoumanaya, considerado número 1 do mundo, o atleta caxiense ficou com a possibilidade de lutar pelo bronze. No confronto, faltando 2min29seg para o encerramento do tempo, Casanova venceu o italiano Simone Cannizzaro e conquistou a medalha de bronze.
"É uma felicidade muito grande, é a coroação de um trabalho de muito tempo. São pontos muito importantes para a classificação no ranking (que classifica para os Jogos de Paris). Estou muito feliz", comentou Casanova.
Nesta sexta (25), Casanova defende o Brasil na competição por equipes, e segue na busca mais uma medalha nos Jogos Mundiais. Na temporada individual, além da sequência do Grand Prix, o atleta caxiense ainda tem a expectativa de convocação para os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile, que ocorre ainda no mês de novembro.
Leia mais:
Conheça o júri da escolha da nova corte da Festa da Uva, em Caxias
Parceria inédita em prol das Altas Habilidades/Superdotação
Senado aprova MP que aumenta salário mínimo e amplia isenção do IR
Programa Habita Caxias pretende beneficiar mil famílias
Escola Dolaimes Angeli, em Caxias, apresenta exposição antirracista
Tags:
Jogos mundiais judoca Marcelo Casanova Recreio de Juventude Caxias do Sul conquista medalha bronze Inglaterra