Júlia de Rossi apresenta aos leitores a obra
redacao@serraempauta.com.br
26.04.2025 - 10h52min
A jovem escritora Júlia de Rossi, de Farroupilha, apresenta aos leitores a sua terceira obra poética intitulada Onde o sol não toca. O livro, carregado de sentimentos, convida o leitor a uma travessia interior, propondo um mergulho sensível e profundo nas emoções humanas. Aos 18 anos, a autora explora temas como medo, coragem, incerteza, liberdade e a beleza que se revela no processo de autoconhecimento. Os poemas dialogam com ilustrações autorais, criando uma experiência poética visual única e reflexiva.
Júlia conta que a chegada do seu terceiro livro é muito significativa. “Todos os detalhes do livro foram idealizados com muito cuidado, carinho e dedicação para apresentar uma nova versão minha e da poesia que carrego; uma escrita mais madura, que cresceu comigo e agora está sendo exibida como nunca antes. O lançamento propõe aos leitores um trajeto pela própria profundidade, o despertar da própria luz e o entendimento dos sentimentos através da leitura", comenta.
Os livros da jovem podem ser encontrados na Livraria Niquetti e na Clip, em Farroupilha, na Amazon, no site da editora Novelo Editorial ou diretamente com a autora, pelas redes sociais.
A trajetória literária da autora começou aos 9 anos, quando publicou seu primeiro livro, do gênero infantil. Escrito e ilustrado por ela mesma, Misturando os animais foi lançado durante a Feira do Livro de Farroupilha em 2015. Aos 14 anos, lançou seu segundo livro denominado Fases, voltado ao público infantojuvenil. A obra reúne prosas e poesias que relacionam emoções humanas com as fases da lua.
Entre as suas inspirações literárias estão nomes como Carla Madeira, Rupi Kaur, Pedro Guerra, Marcela Sheid e Hilda Hilst.
“Poesia e prosa são gêneros sempre presentes na minha estante. Gosto de dizer que qualquer obra que contenha uma linguagem poética ou que compartilhe uma visão genuína me brilha os olhos. Gosto principalmente de obras que dizem aquilo que foge do óbvio”, conta Júlia.
Além de suas publicações, a farroupilhense já foi reconhecida em diversos concursos e editais literários, com destaque para o Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo, promovido no município de Farroupilha, evento do qual, atualmente, faz parte da comissão julgadora.
Com uma trajetória marcada por sensibilidade, arte e dedicação, Júlia segue se consolidando como uma das jovens promissoras da literatura contemporânea do Rio Grande do Sul. A jovem também integra a Academia de Letras Machado de Assis, de Porto Alegre, desde 2019 e a Academia Farroupilhense de Letras, desde o ano passado.
Nesta semana, a escritora participou da Semana Estadual de Bibliotecas Públicas, realizada na Biblioteca Pública Olavo Bilac, em Farroupilha, com bate-papo literário com escolas e comunidade. Para os próximos meses, já tem outras participações programadas e confirmadas em eventos literários.
Leia mais:
Funeral e sepultamento do papa Francisco são realizados neste sábado
CSG abre vagas de emprego e estágio na Serra e Vale do Caí
Prefeitura de Caxias do Sul lança podcast para divulgar ações
Implantações de redes de esgoto em Caxias causam bloqueios no trânsito
Lucio Yanel abre temporada do Projeto Concertos ao Entardecer, em Caxias
Tags:
Farroupilha Cultura Literatura Escritora Livro Poesia Júlia de Rossi Onde o sol não toca