Espaço tem papel de conservação da biodiversidade, é local de lazer da comunidade e realiza visitas guiadas
redacao@serraempauta.com
06.12.2022 - 19h30min
Nesta quarta-feira (7), o Jardim Botânico de Caxias do Sul completa 30 anos. O espaço desempenha papel essencial na conservação da biodiversidade e dos ecossistemas locais, contribuindo para a propagação e difusão cultural-educativa dos conhecimentos relacionados à biologia das espécies vegetais, de sua interação com os demais elementos dos ecossistemas e seus usos pelas populações humanas. A criação da área foi oficializada em 1992.
"O Jardim Botânico é detentor de material genético valioso, tanto da flora local, como dos recursos genéticos mantidos em seus acervos vivos. Assim, oferece condições para que se realizem pesquisas sobre taxonomia, sistemática, florística, etnobotânica, genética, horticultura, prospecção e tantas outras. Além disso, é também um local de interesse público, servindo de espaço de lazer para a comunidade e como atrativo turístico do Município", afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins.
Quase um ano após a abertura, o espaço passou a chamar-se Jardim Botânico Armando Alexandre Biazus. Atualmente, o Jardim Botânico representa um patrimônio histórico, cultural e sobretudo natural do Município, servindo de referência para o desenvolvimento da pesquisa científica dos recursos naturais da região e também de atividades educativas da rede pública e privada de ensino.
"Uma das grandes preocupações é a conscientização da sociedade sobre a preservação da biodiversidade ameaçada. Também é muito importante ser lembrada a contínua e incansável dedicação do professor Ronaldo Wasum no progresso do Jardim Botânico desde sua concepção, em 1990, até os dias que antecederam seu falecimento em 2014", acrescenta Martins.
Lazer e aprendizado
O Jardim Botânico conta com uma grande variedade da fauna e flora, trilhas para exploração e conhecimento do local, um cactário com diversas espécies de cactos e suculentas, o Jardim de Lineu e a Escola Botânica, local de realização de atividades didáticas.
"Além de ser uma área onde se preservam muitas variedades de plantas, o Jardim Botânico também permite o estudo de novas espécies que estão por ser descobertas. É um local ideal para que parte do ecossistema local tenha uma vida longa e não caia no esquecimento. Vale ressaltar que o Jardim Botânico auxilia as universidades e as escolas em atividades educativas e serve também para a população de Caxias aproveitar nos momentos de lazer e até em visitas guiadas", finaliza Martins.
O Jardim Botânico de Caxias do Sul está aberto à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados e domingos, das 8h às 19h. Quem tiver interesse nas visitas guiadas pode agendar fazer o agendamento pelo telefone (54) 3901-1445 ramal 9200 ou pelo e-mail eduamb.semma@gmail.com. O roteiro é disponibilizado duas vezes ao dia: uma pela manhã, às 8h30min, e outra à tarde, a partir das 14h – dependendo das condições climáticas.
A atividade tem por objetivo incentivar a população, através de trilhas e explicações, a compreender a importância das plantas para a manutenção da vida em qualquer meio. O público-alvo são escolas e comunidade em geral, mediante análise.
Leia também:
Bento decreta situação de emergência devido a temporal de sexta
Câmara resgata trajetória de mulheres da política de Caxias
Conselho da Empresária da CIC Caxias empossa nova diretoria
Prefeitura de Caxias amplia debate da Previdência com vereadores
Espetáculo de Natal reuniu 13 mil pessoas no Centro de Caxias
Tags:
Meio ambiente Jardim Botânico Caxias do Sul completa 30 anos