Siga nossas redes sociais
Logotipo - Irmã Celsa Zucco é congratulada com o título de Cidadã Caxiense | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Irmã Celsa Zucco é congratulada com o título de Cidadã Caxiense | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Irmã Celsa Zucco é congratulada com o título de Cidadã Caxiense

Câmara de Vereadores de Caxias concedeu o reconhecimento em sessão solene

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Lain/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A sacerdotisa e diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), irmã Celsa Zucco, é a mais nova Cidadã Caxiense. Em sessão solene da Câmara de Caxias do Sul, realizada na quinta-feira (22), no plenário da Casa, ela foi reconhecida pela atuação social na cidade.

Na condução da solenidade, estava a presidente do Legislativo, vereadora Denise Pessôa (PT). Proponente da homenagem, o vereador Lucas Caregnato (PT) fez o pronunciamento em nome dos parlamentares. Contou boa parte da trajetória de atuação da homenageada, hoje muito dedicada ao já citado CAM. Salientou, sobretudo, o viés humano das suas ações e o cuidado que ela costuma ter, em relação a todos.

Depois de receber o diploma de Cidadã Caxiense, irmã Celsa dirigiu-se à tribuna, para breves agradecimentos. Relatou que, mesmo diante das dificuldades, procurou manter a fé em Deus. Enfatizou a confiança nas pessoas e num bem maior.

Conheça a homenageada

Irmã Celsa nasceu em 19 de setembro de 1946, filha de Genoino e Elida Zucco, vem de uma família pequena e de origem italiana. Foi criada na localidade de Caravaggio, onde iniciou seus estudos na Escola Nossa Senhora de Caravaggio, instituição que a guiou para o caminho em prol da comunidade e a fez seguir para a Universidade Católica de Pelotas, no Sul do Estado, para cursar Serviços Sociais.

Aos 23 anos, ingressou no Postulantado, no Instituto São Carlos, em Caxias, e continuou fazendo Noviciado e Profissão Perpétua. Em sua vida religiosa, celebrou 25 anos e 50 anos de Vida Consagrada na Congregação das Missionárias de São Carlos Scalabrinianas.

Nos estudos, a religiosa tem especialização em Educação Popular, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo; Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade Fernando Pessoa/Portugal e Universidade Lutera do Brasil (Ulbra), em Canoas; Administração Hospitalar, pela Associação dos Hospitais do RS e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Acumula diversos cursos de extensão em Migração e Refúgio, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além disso, foi professora, coordenadora, secretária de diversos órgãos e intuições de Caxias do Sul.

Atualmente, dedica seu tempo profissional ao Centro de Atenção ao Migrante (CAM), que beneficia 57 municípios da Serra gaúcha. A entidade de responsabilidade social integra a Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas.

Leia também:
Bancada do PT propõe passe livre para o dia da eleição em Caxias do Sul
Adiló anuncia área para Centro Automotivo em Caxias do Sul
Prefeito de Caxias expõe a moradores projeto de revitalização no Desvio Rizzo
Primeira limpeza retira apenas 20 kg de fios em desuso em postes de energia elétrica em Caxias
Encontro promove qualificação de gestores de cultura de Caxias do Sul

Tags:

Câmara de Caxias entrega título Cidadã Caxiense irmã Celsa Zucco Caxias do Sul