Uma das maiores fabricantes brasileiras de soluções para tecnologias de iluminação torna-se parceira estratégica da academia
redacao@serraempauta.com
08.10.2024 - 15h47min
A caxiense Intral SA, uma das maiores fabricantes brasileiras de soluções para tecnologias de iluminação, tornou-se nesta segunda-feira (7), empresa residente do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), tornando-se parceira estratégica para desenvolvimento tecnológico de novos produtos, processos, mercados e modelos de negócio.
O setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Intral passa a ocupar uma sala no Bloco M do campus-sede para fortalecer conexões com o meio acadêmico e desenvolver laboratórios para trabalhar com as mais recentes inovações tecnológicas em processamento de energia por meio da eletrônica de potência.
A tradicional marca caxiense, que em 2025 completa 75 anos, soma-se a outras 14 empresas residentes no TecnoUCS, onde cumpre também o papel de "empresa âncora" – com perfis de médio ou grande porte.
A pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin, deu boas-vindas aos novos residentes.
"Temos o desejo de formatar, junto com vocês, vários projetos de P&D, e para isso colocamos à disposição nossa estrutura, nossa equipe e nossa expertise", comentou.
O CEO da Intral, Rodrigo Fantinel, destacou a oportunidade de alinhar a tradição de uma empresa prestes a completar 75 anos com o conhecimento acadêmico de "uma das melhores universidades do Brasil".
"Queremos continuar crescendo, e para isso é fundamental fortalecer nossa área de desenvolvimento e pesquisa de forma permanente. O ambiente e o ecossistema de inovação do TecnoUCS era o que procurávamos", ressaltou.
Para o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, a chegada da Intral ao parque tecnológico é motivo de orgulho e celebração.
"Somos uma universidade comunitária. Fomentar o desenvolvimento regional está na essência da UCS desde a sua fundação, há 57 anos, e a instalação do TecnoUCS, em 2015, nos fez entender ainda mais como cumprir essa missão. Desde então, muitos parceiros do nosso ecossistema de inovação criaram não apenas novos produtos, mas novas empresas a partir delas mesmas", exemplificou o reitor.
Saiba mais
Com a chegada da Intral SA, o TecnoUCS passa a ter em seu ecossistema de negócios e inovação 15 empresas residentes, sete delas "âncoras". São grandes empresas, muitas delas tradicionais de Caxiase região, que buscam no ambiente da UCS parceiros estratégicos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Atualmente, há mais de 60 empresas e instituições parceiras do TecnoUCS, entre residentes, incubadas, associadas ou aceleradoras.
Leia mais:
Codeca recupera mais de 150 trechos de ruas em Caxias do Sul
Ella Lidera 2024 será no Moinho da Cascata, em Caxias do Sul
Prefeitura implanta nova rede de drenagem no acesso ao Planalto, em Caxias
Livro registra histórias e perspectivas para a Maesa, em Caxias do Sul
Vidroforte, de Caxias, direciona vendas para os mercados europeu e asiático
Tags:
Economia ecossistema inovação Intral empresa residente TecnoUCS Caxias do Sul