Documento aponta a conduta do ex-presidente da sigla na campanha a favor do impeachment de Bolsonaro e difamação contra mandatários
andre.tajes@serraempauta.com
18.08.2021 - 15h50min
Integrantes do Partido Novo de Caxias do Sul apresentaram uma denúncia contra o ex-presidente da sigla e ex-candidato à presidência da República, João Amoêdo. O documento pede a expulsão, com cancelamento da filiação partidária, ou a advertência pública, conforme o estatuto da sigla.
A denúncia encaminhada a Comissão de Ética Partidária aponta a conduta de Amoêdo na campanha a favor do impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a difamação contra os mandatários do Novo na discussão sobre o voto impresso. Além disso, cita a diretriz partidária de oposição ao governo Bolsonaro e do desrespeito para com os filiados, ex-candidatos e mandatários do partido.
A reportagem aputou que o documento é assinado por oito filiados. O ex-candidato à prefeitura de Caxias, Marcelo Slaviero, confirmou que é um dos autores do pedido de expulsão, mas disse não pode comentar sobre o assunto publicamente em respeito ao estaturo do partido.
"Nós esperávamos que a nota de repúdio e outros fatores sensibilizassem dirigentes, responsáveis em proteger a instituição, para oferecer a denúncia. Como não houve nenhuma notícia e pior, o denunciado participou de live com MBL em que houve uma série de ataques à instituição e nenhum dirigente cumpriu sua obrigação estatutária, decidimos fazer", comentou Slaviero.
Segundo informações de bastidores, há outros pedidos de expulsão de Amoêdo já encaminhados por filiados de todo o país, e outros em fase de redação e de recolhimento de assinaturas.
Slaviero ressalta que o pedido de expulsão de Amoêdo não tem nenhuma vinculação com o afastamento do vereador Maurício Marcon.
Na semana passada, um grupo de filiados publicou uma nota de repúdio contra as manifestações de Amoêdo, nas redes sociais, que atacaram os mandatários do partido. Além de Slaviero e do ex-candidato a vice-prefeito, César Bernardi, assinaram a nota o ex-presidente do Novo de Caxias, Marcelo Ayala, e os filiados Diego Biglia, Fabrício Andreis, Gustavo Chagas, Eduardo Letti, Henrique Oliveira, Maicon Silva, Élen Souza, Isabela Schumacher, Gregório Bastos, Jacsom Macedo, Márcia Opihar, Maurício Marcon, Maurício Scalco, Patrícia Tasso, Ricardo Zanchin e Roberto Pereira.
Leia também:
Servidores municipais aderem à paralisação contra a reforma administrativa, em Caxias
Refis do Samae arrecada cerca de R$ 700 mil nos primeiros três meses
Usina de asfalto da Codeca volta a operar depois de seis meses
MDB de Caxias lamenta ataque à memória de Ulysses Guimarães
VÍDEO: Vereador de Caxias do Sul debocha da morte Ulysses Guimarães
Tags:
Partido Novo Caxias do Sul expulsão João Amoêdo ex-candidato a presidente da República