Eventos ocorrem na próxima terça-feira, no Campus 8 da UCS, com inscrições e visitação gratuitas
redacao@serraempauta.com
20.09.2024 - 08h53min
O Instituto Bruno Segalla (IBS) realiza na próxima terça-feira (24) a abertura da exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias e o seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão. Ambos vão ocorrer no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), dando início às comemorações de 20º aniversário, que ocorre em 2025.
Bruno Segalla, reconhecido talento das artes, que viveu entre os anos de 1922 e 2001 é autor de seis principais monumentos em Caxias do Sul: Instinto Primeiro, Monumento aos Direitos Humanos, Estátua de Ana Rech, Jesus Terceiro Milênio, Estátua do Padre Eugênio Ângelo Giordani e Busto do Dr. Henrique Ordovás Filho.
O projeto tem o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural do Município a partir do resgate da história destes monumentos, difusão deste conhecimento junto à rede pública de ensino, com oficinas para professores, visitas guiadas e oficinas educativas para crianças, além da realização do seminário e da exposição.
"Consideramos o dia 24 como o primeiro passo de retomada desta jornada, quando vamos reunir a comunidade caxiense para debater sobre o papel dos museus na inclusão cultural das pessoas", ressalta Flor Nieto, produtora cultural e uma das responsáveis pelo projeto.
O seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão é aberto a qualquer interessado e têm inscrições gratuitas, por meio do Sympla. Os participantes terão acesso a mesas redondas, workshops, visita mediada e palestras com especialistas em educação patrimonial, arte, cultura, acessibilidade e inclusão. Confira os convidados abaixo na programação.
O evento, que faz parte da Primavera dos Museus, visa elaborar estratégias para que os museus tornem-se cada vez mais espaços acessíveis a todas as pessoas, incluindo as com deficiência física.
"Além de espaços inclusivos, queremos ver os museus como instrumentos de promoção da diversidade e da inclusão", salienta Flor.
Exposição
Após o seminário, às 19h, ocorrerá também no Campus 8 da UCS, a abertura da exposição que conta parte da história de Bruno Segalla, especialmente os períodos relacionados à confecção dos monumentos em Caxias do Sul.
Serão em torno de 30 peças entre esculturas em gesso, madeira e argila, partes dos projetos e também fotos do acervo. O público pode participar da abertura da exposição, também com entrada franca, de segunda à sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, mediante agendamento, até o dia 29 de novembro.
A exposição também servirá de apoio pedagógico para a realização das atividades de educação patrimonial do projeto Museus, Monumentos e Memórias.
Programação
:: 8h45min - Credenciamento
:: 9h - Abertura
:: 9h15min - Palestra - doutora Mariana Duarte, Bruno Segalla: Obra e Legado
:: 10h15min - Intervalo - Coffee-break
:: 10h30min - Palestra - IBS e o Projeto Museus, Monumentos e Memórias - mestre Florencia Nieto
:: 11h30min - Mesa Redonda - -Educação Patrimonial com a mestre Liliane Giordano, doutorando Antony Tessari e mestre Geovana Erlo
:: 12h30min - Almoço-Piquenique Primavera de Museus (por adesão)
:: 14h - Mesa Redonda - Museus, Acessibilidade e Inclusão com Milena Eich, Roberta Spader e doutoran Ernani Viana Neto
:: 15h - Workshop - Tecendo Memórias - Condução: doutoranda em História Ana Paula Almeida
:: 16h15min - Intervalo - Coffee-break
:: 16h30min - Palestra Educação Patrimonial com a mestre Maria Beatriz Pinheiro Machado
:: 17h30min - Visita mediada à exposição
:: 19h - Abertura oficial da exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias
Leia mais:
Prefeitura de Caxias irá recorrer após suspensão de edital para concessão de serviços funerários
Casamento Comunitário de Caxias do Sul já tem 24 casais inscritos
Metade dos consumidores de Caxias realizam a maioria das compras on-line
Loja de vinhos de Caxias do Sul celebra a nova geração da vinicultura
Na Rússia, UCS firma convênio que viabiliza cooperação tecnológica
Tags:
Cultura 20º aniversário Instituto Bruno Segalla promove exposição Bruno Segalla seminário debate papel museus Caxias do Sul