Proposta do deputado Guilherme Pasin pretende valorizar e defender o segmento no Estado
redacao@serraempauta.com
06.04.2023 - 13h20min
O deputado estadual Guilherme Pasin (PP), propôs a criação da Frente Parlamentar do Enoturismo na Assembleia Legislativa. O grupo tem o objetivo de valorizar e defender o segmento no Estado. O ato de instalação ocorreu nesta quarta-feira (5), com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças da Serra e representantes do setor.
Como atividade turística, o enoturismo se baseia na viagem motivada para a apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições das regiões que produzem a bebida. Nos últimos anos, o movimento tem se popularizado e apresentado crescimento no Rio Grande do Sul e em outros estados e países.
"Trago, na minha trajetória política, a defesa pelo turismo gaúcho e pelas pautas da Serra. O objetivo deste grupo de trabalho é mobilizar a opinião pública em defesa e valorização do setor. E estimular os municípios produtores, desenvolvendo negócios que venham agregar a economia local", explicou o parlamentar.
De acordo com Pasin, a Frente também vai enaltecer a cadeia produtiva, agrícola, hoteleira, gastronômica e de serviços do Rio Grande do Sul e promover o intercâmbio com entidades e grupos organizados em defesa da atividade.
"Em nosso Estado, a Serra, a Campanha, a Fronteira Oeste, os Campos de Cima da Serra, entre outras regiões, possuem relevância na atividade. Além do aspecto cultural, temos que considerar a importância econômica na geração de emprego e renda", ressaltou.
A diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh), Márcia Ferronato, explanou sobre o conjunto de atividades que envolvem o ramo.
"Não há como fazer enoturismo só com vinho e vinícolas. O entorno também precisa estar forte. Precisamos de uma hotelaria excelente, uma boa gastronomia, guiamento, infraestrutura, transporte, comunicação. É uma cadeia extremamente ampla. É muito mais do que está na garrafa", avaliou.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva do país, sendo responsável por cerca de 49,3% da produção nacional. Da produção total, apenas uma pequena parte é destinada ao consumo de mesa, o restante vai para a elaboração de sucos e vinhos de forma artesanal e industrial.
Nas últimas décadas, com a introdução de outras variedades e o aprimoramento das técnicas de elaboração, os vinhos gaúchos têm conquistado novos mercados nacionais e internacionais. Atualmente, o Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva.
Leia mais:
Morre Dom Paulo Moretto, bispo emérito de Caxias do Sul
Câmara aprova reserva de vagas de estágio a negros na administração pública em Caxias
Codeca retira 120 toneladas de lixo da área do Hugo Cantergiani, em Caxias
Parque da Festa da Uva, em Caxias, deverá ter usina de energia solar
Cooperativa de crédito distribui materiais escolares em seis cidades da Serra
Tags:
Turismo Guilherme Pasin instalada Frente Parlamentar Enoturismo Assembleia Legislativa