Formação e prática profissionalizante no contraturno conta com a participação de 25 estudantes que estão retornando à escola
redacao@serraempauta.com
28.11.2023 - 08h57min
Na última quinta-feira (29) estreou a primeira edição do projeto intersetorial de combate à evasão escolar Eu Conto, Todos Contam, que passará a contar também com formação e prática profissionalizante no contraturno escolar. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com a participação de 25 estudantes da rede municipal.
O perfil de participantes apresenta algumas novidades nesta terceira edição do Ser Jovem Cidadão – ou primeira edição regida pela Smed. Agora são jovens que estão retornando aos bancos escolares, todos acima de 14 anos e não mais de 17 anos. A duração completa do programa é de 800 horas, o que equivale a aproximadamente 10 meses, iniciando em novembro e com conclusão prevista para setembro de 2024.
Os adolescentes farão o curso de assistente administrativo no Senac, com o patrocínio da Rede de Postos Sim. E a parte prática será desenvolvida em diferentes setores da Prefeitura, das secretarias ou demais órgãos da administração direta ou indireta.
"A metodologia utilizada é a da alternância, em que duas semanas de aulas teóricas são intercaladas com duas semanas de atividade prática", explica o professor e assessor pedagógico de projetos da Smed, Edelvan Borelli.
Os jovens serão acompanhados por monitores preparados para orientá-los nas atividades dentro de cada secretaria e nos setores. E ainda haverá o apoio do programa Caxias da Paz, que desenvolverá círculos de formação com os monitores e com os estudantes. A Fundação de Assistência Social (FAZ), desta vez, entra com o apoio técnico na elaboração do termo de parceria entre as partes.
"Queremos é proporcionar a qualificação do contraturno escolar para esses estudantes que estavam em situação de evasão e reforçar a importância da utilização da Rede de Apoio ao Estudante (RAE) para solução de casos mais complexos envolvendo os discentes. O que percebemos neste decorrer do ano foi a necessidade de atuarmos em conjunto e para o mesmo objetivo: a educação profissionalizante destes jovens que cursam os anos finais do Ensino Fundamental", conclui o professor.
O projeto conta com a particição também das secretarias municipais da Saúde, Cultura, Esporte, Segurança e Proteção Social.
Leia mais:
Prefeito de Caxias do Sul é convidado para a COP28, em Dubai
Jornalista Zé Theodoro recebe título de Cidadão Caxiense
Dinâmica, de Caxias, assume assessoria de imprensa das Empresas SIM
Caxias aprova data contra intolerância a religiões de matrizes afro
Juliana Nunes dos Santos é a Mais Bela Comunitária 2023 de Caxias do Sul
Tags:
Intersetorial Prefeitura de Caxias do Sul iniciativa combate evasão escolar Secretaria da Educação contraturno Caxias do Sul