Siga nossas redes sociais
Logotipo - Inicia segunda etapa do plano de redução de riscos de Bento | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Inicia segunda etapa do plano de redução de riscos de Bento | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais

Mapeamento

Inicia segunda etapa do plano de redução de riscos de Bento

Trabalho percorre áreas urbanas e rurais que possam representar condições de deslizamento ou inundações

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Prefeitura de Bento/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Bento Gonçalves foi um dos 10 municípios brasileiros a ser contemplado com o projeto para implementação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O trabalho está sendo realizado por etapas, visando fazer o mapeamento de áreas urbanas e rurais que possam representar riscos médios, altos ou muito altos de deslizamento, ou que possam estar suscetíveis a inundações.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Em outubro de 2024, foi feita a primeira fase do projeto, em que a Prefeitura de Bento, junto com uma equipe de quatro geólogos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), começou, na época, a fazer o trabalho de campo, com visitas em localidades rurais para os primeiros apontamentos de cada área.

Naquela oportunidade, a equipe de geólogos percorreu todos os distritos e também a área urbana para as primeiras vistorias, e mapeou a situação do solo de cada localidade.

Nesta segunda-feira (21), iniciou a segunda etapa do projeto, com os geólogos do SGB e um engenheiro civil da Prefeitura percorrendo alguns bairros. Ao longo da segunda foram realizados estudos nos bairros Barracão, Vila Nova e Vila Nova II, e nesta terça (22) as equipes seguem com os trabalhos nos bairros Salgado e novamente no Vila Nova.

Esta segunda etapa está prevista para ser concluída até a primeira quinzena de fevereiro, e irá contemplar todo o trabalho de campo, a ser realizado nas áreas urbanas e rurais.

O geólogo do SGB, Anselmo de Carvalho Pedrasi, explica que o trabalho é muito importante, pois realiza todo o levantamento dos setores identificados como risco geológico e hidrológico dos graus muito alto, alto e médio, incluindo possíveis deslizamentos, queda de bloco e enxurradas, fazendo, desta forma, a delimitação desses setores.

"Após essa etapa, produziremos pranchas, ou seja, o mapa de cada setor analisado e criaremos posteriormente os relatórios e arquivos vetoriais para o programa", comenta.

Após a identificação das áreas, uma equipe do Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo virá ao Município para criar projetos de obras estruturais e não estruturais que poderão ser implantadas.

A previsão é que até o final de 2025 os resultados sejam apresentados ao Município.

O engenheiro civil, que também representa a Defesa Civil do Município, Andrus Prestes da Maia, neste segundo momento está acompanhando os profissionais no trabalho de campo e destaca a importância de percorrer as áreas do Município para combater possíveis futuros problemas com chuva ou enxurradas.

"Está sendo feito um levantamento e estudo para que futuramente seja gerado um projeto de melhorias nos locais que ocorreram os problemas".

As ações acontecem diariamente, em distintas localidades, com os profissionais já realizando apontamentos para os estudos.

Leia mais:
Prefeitura de Flores da Cunha reivindica a duplicação da RS-122
Codeca abre processo seletivo para de auxiliares de limpeza em Caxias
Hospital da Unimed de Caxias do Sul realiza parto de trigêmeas
Caxias recebe R$ 4,2 milhões para obras de recuperação da calamidade
Paulo Guedes vai palestrar no mês de março, em Caxias do Sul

Tags:

Bento Gonçalves mapeamento inicia segunda etapa plano redução riscos deslizamentos imundações Bento