Ação também visa coibir atividades de caça e pesca
redacao@serraempauta.com
06.12.2022 - 20h29min
Nesta terça-feira (6), foi lançada a 16ª edição da Operação Verão Seguro. Promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Guarda Municipal (GM), o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e o Batalhão de Polícia Ambiental (Patram), a ação visa prevenir afogamentos nas represas do Munícipio, além de fiscalizar atividades como caça e pesca, que são proibidas.
No ano passado, aconteceram três afogamentos, sendo dois jovens resgatados com vida na Maestra e uma morte no Complexo Dal Bó. No período anterior, foram realizadas 4.532 rondas e 1.127 pessoas foram orientadas.
Servidores da Guarda Municipal intensificarão as rondas, principalmente nas bacias da Maestra (Santa Fé) e Dal Bó (Fátima), locais onde a incidência de pessoas em descumprimento à legislação vigente são mais acentuados.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti (PTB), receberam representantes das forças de segurança envolvidas na ação no estacionamento da Prefeitura para dar início aos trabalhos. Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto da Rosa; diretor da Guarda Municipal, Alex Oliveira Kulmann; soldados do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias; soldados da Patram; e servidores do Samae. De lá, o grupo se deslocou até o complexo Dal Bó, local por onde iniciou a ronda. A operação segue até 20 de março de 2023.
Meletti reforça os perigos ao adentrar em uma bacia de captação de água.
"A Maestra, por exemplo, chega a medir 27 metros. Dessa maneira, durante a Operação Verão Seguro, intensificamos as rondas e orientamos a população com o objetivo de prevenir que um momento de lazer acabe em tragédia", salienta.
O secretário de Segurança salientou a dificuldade de inibir a presença das pessoas nas represas uma vez que elas não respeitam o estabelecido por lei.
"Durante o verão, temos um incremento maior nas rondas com o objetivo de salvar vidas. É uma tarefa difícil porque uma parcela da população não obedece o estabelecido. Mas vamos continuar trabalhando conjuntamente, fazendo o melhor, para que possamos fechar essa edição da operação com índice zero de mortes", projeta Rosa.
Ao agradecer a parceria e disponibilidade dos órgãos de segurança municipais e estaduais envolvidos na operação, Adiló ilustrou sobre a dificuldade de conscientizar a população dos perigos escondidos nos lagos artificiais.
"É preciso muita persistência porque vocês orientam as pessoas e, quando viram as costas, elas retornar para a água. Infelizmente, precisamos reforçar o monitoramento, uma coisa que se as pessoas tivessem consciência dos riscos não precisaria", destacou.
O prefeito também desejou sucesso a todos e disse que o ápice da operação será finalizá-la sem nenhum caso fatal.
Denúncias podem ser feitas para a Guarda Municipal por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.
Leia também:
Jardim Botânico de Caxias completa 30 anos nesta quarta-feira
Bento decreta situação de emergência devido a temporal de sexta
Câmara resgata trajetória de mulheres da política de Caxias
Conselho da Empresária da CIC Caxias empossa nova diretoria
Prefeitura de Caxias amplia debate da Previdência com vereadores
Tags:
Operação Verão Seguro Samae fiscalização prevenir afogamento caça pesca represas Caxias do Sul