Siga nossas redes sociais
Logotipo - Inicia discussão sobre a revitalização do antigo Lanifício Sehbe, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Inicia discussão sobre a revitalização do antigo Lanifício Sehbe, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Executivo

Inicia discussão sobre a revitalização do antigo Lanifício Sehbe, em Caxias

Prefeitura criou um grupo de trabalho para discutir as possíveis parcerias para a ocupação do prédio histórico

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Divulgação
Foto Principal - Notícia

Um grupo de trabalho formado por integrantes da Prefeitura de Caxias iniciou um levantamento sobre as necessidades para a recuperação do prédio do antigo Lanifício Sehbe, localizado no distrito de Galópolis. A edificação que pertence ao Município possui três andares e um salão nobre, mas está interditada desde 2019, devido a problemas na rede elétrica e o risco de incêndio.

Na semana passada, a secretaria da Cultura, Aline Zilli, coordenadora do grupo, conduziu uma visita com outros integrantes do governo municipal para inspecionar e listar os problemas do local. Segundo Aline, os laudos das gestões anteriores constataram infiltrações e goteiras no telhado, além do defeito da parte elétrica.

Ela conta que a administração irá realizar encontros com a comunidade e entidades para discutir a utilização do prédio, além de construir um plano de ocupação para o espaço e possíveis parcerias para a revitalização do local.

"Precisamos saber o que precisa ser feito em termos de intervenção e restauro, e pensar um plano de ocupação e possibilidades de uso. A gente entende que a vocação do espaço é para a área turística e cultural", disse a secretária.

Participaram da visita, o titular da Assessoria Comunitária e Regional, José Reovaldo Oltramari; o diretor da Secretaria de Planejamento, Cristian de Boni de Lima; a diretora da Secretaria da Cultura, Magali Quadros; o subprefeito de Galópolis, Jaime Dal Picol; a presidente da Associação dos Moradores do Bairro (Amob) Galópolis, Maria Patrício Pinto; o presidente da União das Associações de Bairro (UAB), Valdir Walter; o presidente da Câmara Municipal, vereador Velocino Uez (PTB); a arquiteta da Seplan, Maristela Guareschi, além de integrantes da Secretaria de Obras e arquitetas que residem na região.

O prédio histórico foi inaugurado em 29 de janeiro de 1898. Na época era uma pequena tecelagem que, sem sucesso industrial, foi vendida em 1907, e transformou-se no Lanifício Chaves Irmãos e Cia. Em 1979, a fábrica foi adquirida por outro grupo e passou a se chamar Lanifício Sehbe S/A.

Leia também:
Caxias do Sul celebra 131 anos propondo a solidariedade
Frente Parlamentar promove mutirão de limpeza no Quartel de Bombeiros da Zona Norte, em Caxias
Secretaria da Saúde alerta sobre aumento da violência contra idosos em Caxias
Pessoas com idade entre 54 e 50 anos serão vacinadas na próxima semana em Caxias do Sul
Minuta de projeto de lei quer diminuir de 75 para 60 anos demolição de imóvel sem autorização, em Caxias
Caxias do Sul vai vacinar pessoas de 55 anos ou mais neste sábado
Ex-prefeito de Caxias do Sul diz que Bolsonaro é louco e chinelo
Projeto pretende conceder incentivos para conservação e ocupação de prédios históricos de Caxias

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias do Sul revitalização ocupação Lanifício Sehbe Galópolis Caxias do Sul