Espaço junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos atenderá exclusivamente pelo SUS
redacao@serraempauta.com
04.07.2023 - 18h37min
O Complexo Hospitalar Virvi Ramos inaugurou nesta terça-feira (4), o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual Clélia Manfro. Agora, além de ampliar os serviços na área auditiva, o espaço foi habilitado para atuar também na reabilitação intelectual, atendendo crianças de 27 municípios da região. O serviço tem acesso pela Rua Virgílio Ramos, 530, no Bairro Madureira, em Caxias do Sul. No prédio, funciona desde 2009 a Unidade Auditiva do Centro de Saúde Clélia Manfro, que atende os 49 municípios da macrorregião da Serra.
Com a ampliação dos serviços, foram contratados até agora 12 novos profissionais para a equipe multidisciplinar, que conta com médicos neurologistas e psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais.
Na área auditiva, as vagas para reabilitação foram ampliadas. Dessa forma, o Clélia Manfro passará a realizar a adaptação de aparelhos auditivos também em crianças de 0 a 3 anos. Até então, esse público era atendido em Porto Alegre. Com isso, a capacidade máxima para colocação de prótese auditiva aumentará de 2.040 para 2.280 ao ano.
Na reabilitação intelectual, o enfoque será no atendimento multidisciplinar de crianças com atraso global do desenvolvimento, deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista, como explica a coordenadora do Clélia Manfro, Aline Aita.
"O primeiro atendimento é realizado pela assistente social para triagem, cadastro e agendamento da avaliação multidisciplinar com fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo. Após, a equipe definirá um plano terapêutico e fará os agendamentos semanais para os atendimentos em cada área".
A diretora-executiva de Saúde e Educação da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, mantenedora do Hospital Virvi Ramos, do Centro de Saúde Clélia Manfro e da Faculdade Fátima, Cleciane Doncatto Simsen, destaca a experiência da instituição nas áreas auditiva e intelectual como um diferencial para o sucesso do novo espaço.
"Desde 2009 somos referência para os 49 municípios da macrorregião da Serra em reabilitação auditiva, teste da orelhinha para recém-nascidos, colocação de próteses e outros exames. Na área intelectual, estamos inseridos no programa estadual TEAcolhe, onde somos um Centro de Referência Regional no Transtorno do Espectro Autista para Caxias e mais seis municípios da região das Hortênsias, com enfoque na capacitação da rede e no atendimento de casos graves, severos e refratários. Por isso, tenho convicção de que o CER II Clélia Manfro será um sucesso, auxiliando a rede pública de saúde da nossa região".
Os atendimentos, tanto na área auditiva como intelectual são regulados pela Central de Regulação de Caxias e realizados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Municípios e unidades básicas de saúde (UBSs) devem preencher formulário padrão de encaminhamento, sendo esse realizado por um neurologista, psiquiatra, otorrinolaringologista ou pediatra.
Leia mais:
Agricultura participa de curso de extensão sobre proteção de nascentes em Caxias
CIC de Bento Gonçalves anuncia compra da feira Envase Brasil
Ex-rainha comanda a cozinha da Noite Italiana de Antônio Prado
Caxias realiza capacitação para atendimento a pacientes com autismo
Emenda garantirá a compra de parquinhos para escolas municipais de Caxias
Tags:
Serviços ampliados inaugurado centro reabilitação auditiva intelectual complexo hospitalar Virvi Ramos Caxias do Sul