Samae realizou investimento de cerca de R$ 2,2 milhões para atender cerca de 900 famílias
redacao@serraempauta.com
15.05.2022 - 17h30min
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) inaugurou neste sábado (14), a adutora São Virgílio-Altos de Galópolis e extensões de rede. Em um investimento de R$ 2,1 milhões, foram implantados 8,8 mil metros de tubos para levar água canalizada para, aproximadamente, 900 famílias dos bairros São Virgílio, São Francisco, parte rural das regiões da 6ª Légua e da 4ª Légua, seguindo até o Loteamento Altos de Galópolis.
A adutora também possibilitará a melhoria do abastecimento de água tratada no bairro Cruzeiro, com o aumento da oferta de água no bairro São Virgílio e melhor entrega para áreas urbanas e rurais chegando até Altos de Galópolis.
No loteamento Altos de Galópolis, local onde foi realizada a solenidade de inauguração, também foram instalados cerca de 6 mil metros de redes internas, beneficiando em torno de 550 famílias.
O presidente da Associação dos Moradores (Amob) Altos de Galópolis, Eugênio Petry, se emocionou ao lembrar da luta da comunidade por mais qualidade de vida.
"Desde os anos 2000, quando iniciou a ocupação no loteamento, batalhamos por água, luz e as escrituras. Essa inauguração é um marco porque trouxe dignidade e esperança. Os moradores se sentem respeitados e tratados com igualdade. Não temos palavras para agradecer a todos que não mediram esforços para que a água canalizada chegasse às residências".
O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti (PTB), salientou que a implantação da rede diminuirá as perdas reais e comerciais, visto que a região sempre foi abastecida sem qualquer cobrança efetiva da água disponibilizada.
"O Samae, por muitos anos, abasteceu os moradores com caminhão-pipa. Eram em torno de três entregas semanais de 45 mil litros cada. Agora vocês terão mais tranquilidade, segurança e conforto, com um abastecimento de qualidade e a água sendo servida direto nas torneiras".
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), ao recordar que esteve na comunidade às vésperas da eleição para ouvir as reivindicações, disse estar muito feliz ao cumprir mais uma promessa de campanha.
"Hoje estamos aqui, mantendo o nosso compromisso, e levando mais dignidade a todos os moradores de Altos de Galópolis. Quero voltar nessa comunidade para entregar o título de propriedade a cada um de vocês", falou ao reforçar que a regularização fundiária é uma das marcas dessa administração.
Ao final da solenidade, houve a benção da água pelo pároco de Galópolis, Paulo Venturin, e a abertura simbólica da torneira que abastece o centro comunitário do loteamento, oficializando a entrega da água canalizada à comunidade.
Também estiveram presentes na solenidade o vereador Velocino Uez (PTB), representando a Câmara de Vereadores; os secretários de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB) e do Urbanismo, João Uez (PSDB); os vereadores Adriano Bressan (PTB) e Gilfredo De Camillis (PSB); o subprefeito de Galópolis, Jaime Dal Picol; o presidente da UAB, Valdir Walter; representante da empresa Nort Brasil Construtora e Incorporadora, Márcia Kubitz; diretores e equipe do Samae; e moradores das comunidades beneficiadas.
Leia também:
Romarias dos Ciclistas e das Crianças reuniram mais de 2 mil pessoas no Santuário de Caravaggio neste sábado
Pesquisadora palestra sobre cidades inteligentes na CIC Caxias
Câmara de Caxias repudia a proibição de rodeios no Rio Grande do Sul
Caxias inaugura Clínica de Reabilitação para pessoas com sequelas pós-covid-19
Mãe da vereadora de Caxias renova pedido de licença-saúde por mais 60 dias
Tags:
Geral Samae adutora rede de água Altos de Galópolis Caxias do Sul