A obra foi erguida em tempo recorde de seis meses
redacao@serraempauta.com.br
22.12.2024 - 12h26min
O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), entregou neste sábado (21) a obra da nova ponte sobre o Rio Caí, na BR-116, importante ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. O desenlace da fita inaugural ocorreu na ponte, no meio da pista da BR-116, demarcando o limite entre os dois municípios.
Com mais de 80 anos, um dos pilares da ponte antiga cedeu, interrompendo o tráfego desde o dia 12 de maio durante as chuvas do mês de maio. A nova ponte tem 180 metros de extensão e 13 metros de largura, sendo mais alta, larga e comprida da que existia no local. O custo é de R$ 31 milhões e foi erguida em tempo recorde, de seis meses, pela Construtora Cidade.
A cerimônia de inauguração ocorreu em uma estrutura montada pela Prefeitura de Caxias, próximo à cabeceira da ponte. O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) recepcionou os ministros Renan Filho, dos Transportes e Paulo Pimenta, chefe da Secretaria de Comunicação, o governador Eduardo Leite, a deputada federal Denise Pessôa, e demais parlamentares gaúchos, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolff e prefeitos dos municípios da região e autoridades caxienses.
A moradora do local, Ilse Boschetti, de 88 anos, que acompanhou a inauguração da ponte há mais de 80 anos pelo então presidente Getúlio Vargas (que dá nome à ponte) estava presente na solenidade. Sua filha Juceli agradeceu ao trabalho de todos. As duas foram homenageadas pelo Ministério dos Transportes, bem como os trabalhadores da construtora e do Dnit.
Para Moacir Menegotto, morador local com família instalada na região há mais de 100 anos, após a tragédia, o trabalho do Ministério dos Transportes, por meio do Dnit, foi uma grata surpresa e um alívio para a população afetada pelas enchentes.
"Nós esperávamos ficar muito mais tempo sem acesso, mas a equipe esteve aqui prontamente abrindo corredores de emergência e depois trabalhou arduamente para nos entregar a nova estrutura da ponte sobre o rio Caí", concluiu.
Em seu discurso de boas-vindas, Adiló agradeceu a união de esforços para que a ponte fosse inaugurada o mais breve possível, por ser um importante elo entre a região dos Vinhedos com a região das Hortênsias. Da mesma forma, devido ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias, ser a chegada dos visitantes nesta importante época do ano para o turismo.
O prefeito de Caxias aproveitou para cobrar atenção do ministro Renan Filho ao trecho da BR-116 na área urbana.
Durante a inauguração da ponte, o ministro Renan Filho afirmou que esse é apenas o começo de uma série de entregas de obras no estado. "Eu estive aqui umas dez vezes, conversei com os moradores, conheci a região, e eu pude ver de perto um pouco dos desafios enfrentados, e vou voltar muitas vezes aqui representando o presidente Lula pra a gente reconstruir cada barreira que foi derrubada pelas chuvas", declarou.
Para o ministro Paulo Pimenta, a ponte é símbolo da reconstrução do Rio Grande do Sul. "Nós nos desafiamos a entregar antes do Natal, e pouca gente acreditava, mas nós chegamos aqui por meio do trabalho árduo executado noite e dia, demonstrando o compromisso do Governo Federal com o povo gaúcho", afirmou.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou a liberação do trânsito por volta das 18h.
Leia mais:
Sesc Caxias tem inscrições para o projeto Criar até o dia 31 de dezembro
Movergs estende atual gestão por mais um ano
Governo anuncia investimento de R$ 130 milhões na Rota do Sol, em Caxias
Revitalização do Círculo Operário, em Caxias, é apresentada ao Estado
Prefeito de Flores da Cunha conclui a montagem do próximo secretariado
Tags:
Geral infraestrutura inaugurada ponte Rio Caí BR-116 Caxias do Sul Nova Petrópolis