Ato simbólico marcou a conclusão de mais uma obra viabilizada pelo movimento liderado pelo CIC-BG
redacao@serraempauta.com
26.07.2024 - 12h10min
Passados quase três meses da maior catástrofe climática que o Rio Grande do Sul já enfrentou, o intenso trabalho de reconstrução de acessos e reestabelecimento da normalidade na vida das famílias do interior segue trazendo resultados positivos em Bento Gonçalves.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A ponte localizada na comunidade de São Roque, na localidade do 40 da Graciema, foi entregue nesta quinta-feira (25). Completamente danificada por conta das fortes chuvas registradas no início de maio, a ponte foi reconstruída graças ao esforço da sociedade civil e das entidades locais engajadas no movimento 'Unidos por Bento'.
O trabalho consistiu na execução de uma nova estrutura, cujas cabeceiras são feitas com blocos pré-moldados de concreto e uma plataforma de rolamento para a passagem dos veículos, cuja estrutura se dá em concreto armado pré-moldado, com capa concretada no local. O vão tem nove metros de extensão e 7,5 metros de largura. A altura da ponte é de 2,5 metros acima do nível normal do rio – uma elevação em relação à estrutura anterior para permitir um melhor fluxo fluvial.
Embora a passagem de veículos pela nova ponte já esteja permitida desde o dia 19 de junho, o ato de entrega oficial é uma forma de reforçar a importância do 'Unidos por Bento' para a reparação dos inúmeros estragos ocasionados pela tragédia climática.
"Fizemos questão de estarmos presentes na comunidade para entregar de forma oficial mais essa obra importante do 'Unidos por Bento'. É uma forma de valorizar e reconhecer todo o esforço que o movimento vem fazendo para recuperar acessos e devolver a dignidade para as nossas famílias do interior", enfatizou Carlos Lazzari, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, que capitaneia o movimento ao lado de cerca de outras 20 entidades representativas, com o apoio do Poder Público, de pessoas físicas e jurídicas.
A coordenação técnica do projeto ficou por conta da Ascon Vinhedos, que não mediu esforços para sua conclusão.
"É uma obra que liga Bento Gonçalves a Santa Tereza e também a Garibaldi. A importância dessa ponte é justamente para que esteja restabelecida essa ligação. Fizemos uma ponte mais alta, acima da linha de enchente anterior, o que previne danos num futuro evento. Empregamos técnicas de engenharia modernas que vão garantir a durabilidade do equipamento por muito tempo", destacou o presidente da Ascon, Alan Scomazzon.
Iniciativa coleciona benfeitorias no interior
O movimento também encabeçou a desobstrução de inúmeros trechos prejudicados, seja pela elevação de rios ou arroios ou por conta de deslizamentos de terra. Exemplo disso foi a obra de restauração da RS-444, no km 19,5, no ponto próximo ao acesso para a vinícola Cave do Sol, no Vale dos Vinhedos – entregue início de junho.
O diagnóstico inicial revelou a necessidade de desobstrução de mais de 250 acessos ao longo do mais nos 600 quilômetros de estradas vicinais existentes no Município, além reconstrução ou reparos em 12 pontes.
Leia mais:
Colunista social Odinha Peregrina é Cidadã Emérita de Caxias do Sul
Confira a programação da Festa do Agricultor de Fazenda Souza, em Caxias
Obra de drenagem no Monte Carmelo, em Caxias, está em fase final
Prefeito de Farroupilha sugere botar o ministro do STF Alexandre de Moraes na guilhotina
Caxias do Sul tem mais de 20% da iluminação pública em led
Tags:
Bento Gonçalves reconstruída inaugurada ponte 40 da Graciema interior CIC