Padre Paulo Nodari esteve reunido com a presidente da Câmara, Denise Pessôa, e integrantes da Mesa Diretora
redacao@serraempauta.com
24.06.2022 - 16h53min
O coordenador diocesano de Pastoral, padre Paulo César Nodari, entregou a Mesa Diretora da Câmara de Caxias nesta sexta-feira (24) uma cartilha de orientação política elaborada pela Igreja Católica. Segundo ele, o material tem o objetivo de contribuir para a formação política das pessoas, motivá-las à participação no processo político e fornecer critérios para orientá-las nas eleições.
A Cartilha está embasada no pensamento do Papa Francisco quanto à política, expresso na sua mais recente encíclica social: "Fratelli Tutti – Sobre a fraternidade e a amizade social". No documento, o Papa dedica um capítulo inteiro à política, ao qual intitula "A política melhor".
"Para se tornar possível o desenvolvimento duma comunidade mundial capaz de realizar a fraternidade a partir de povos e nações que vivam a amizade social, é necessária a política melhor, a política colocada ao serviço do verdadeiro bem comum", escreveu o Papa Francisco.
A encíclica instiga a romper com aquela visão popular de que a política seja uma coisa suja e maléfica e enxergar o que ela possui de valorosa, nobre e tão necessária para o mundo.
Padre Paulo falou sobre a importância do diálogo entre os entes políticos que buscam o bem comum.
"A polarização não nos tem deixado olhar numa mesma direção. Por isso, a Igreja, por meio de seus documentos e, mais recentemente, com a Fratelli Tutti, quer nos apontar para a importância de dialogar mesmo com quem pensa diferente, porque estamos todos no mesmo barco, como nos diz o Papa Francisco", salientou.
O religioso evidenciou as dificuldades que o Brasil tem enfrentado na área da política, afirmando que o assunto não é para ser abordado apenas em anos de eleição. Ainda salientou o valor da comunidade e da própria política para a construção de uma sociedade.
A presidente do Legislativo, vereadora Denise Pessôa (PT) agradeceu pela publicação e reforçou a relevância do envolvimento das pessoas na tomada de decisão dos poderes públicos e também nos processos eleitorais.
Todos os vereadores caxienses irão receber o material, que também foi entregue no gabinete do prefeito Adiló Didomenico e da vice-prefeita, Paula Ioris, ambos do PSDB. As Prefeituras e Câmaras de Vereadores de cada um dos 32 municípios da Diocese de Caxias do Sul também receberão o material.
Participaram do encontro, os vereadores Tatiane Frizzo (1ª vice-presidente), Velocino Uez (2º vice-presidente), Zé Dambros (1º secretário) e Clóvis Xuxa (2º secretário), e o diretor-geral da Casa, Ricardo Barazzetti.
Leia também:
Câmara de Caxias promove audiência para discutir projeto de emendas impositivas na próxima semana
Felipe Gremelmaier desiste da pré-candidatura a deputado federal
Seis personalidades e uma entidade são reconhecidas com o Mérito Comunitário 2022
Fiéis doaram mais de 20,5 toneladas de alimentos nas celebrações de Corpus Christi na região
PHD Guindastes projeta crescimento de 15% em 2022
Tags:
Igreja Católica entrega cartilha orientação política vereadores Câmara Caxias Caxias do Sul