Somente nesta segunda-feira, terminal recebeu tráfego equivalente a uma semana
redacao@serraempauta.com
07.05.2024 - 11h57min
O Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, está recebendo grande fluxo de aeronaves nesta semana. São aviões que trazem para a cidade mantimentos e ajuda humanitária para as vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Além disso, o Aeroporto também está recebendo voos comerciais de passageiros.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Com a suspensão das atividades no aeroporto de Porto Alegre e na base aérea de Canoas, ambas debaixo d'água, o terminal caxiense se tornou o hub de ações voltadas à região. O Exército Brasileiro montou uma base dentro do Aeroporto e atua junto aos funcionários na triagem e segurança dos donativos.
Somente nesta segunda-feira (6), o Hugo Cantergiani contabilizou mais de 35 operações, número que equivale à média de operações semanal do aeródromo. Foram pousos e decolagens de aviões de companhias aéreas comerciais, como a Azul, a Gol e a Latam, bem como a chegada de helicópteros e de aviões de pequeno e médio porte que trouxeram mantimentos.
Antes da situação de calamidade pública, as companhias aéreas comerciais reabasteciam cerca de 7 mil litros de querosene por dia no Hugo Cantergiani. Com a tragédia, a administração do terminal orientou as empresas a abastecerem na origem, dando aos aviões autonomia de ida e volta, priorizando o uso do querosene para aviões e helicópteros envolvidos na causa humanitária. Nesta segunda foram abastecidos 18 mil litros de querosene.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) esteve no Aeroporto acompanhando a chegada do primeiro avião comercial que trouxe suprimentos. O Boeing 737-800 da Gol trouxe 4,5 toneladas de mantimentos e provisões. Pouco após o Boeing, também pousou em Caxias do Sul um avião com 4 toneladas de donativos, enviados pelo cantor Gustavo Lima.
"O 3º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro tem um centro de recebimento e triagem de donativos aqui dentro do Aeroporto e agora chegou esta primeira carga de donativos, através da Gol, realmente inaugurando esse corredor humanitário. A nossa missão é proteger vidas. Estamos trabalhando com o Aeroclube de Caxias do Sul, que possui uma base do Samu, e temos também o heliponto do hospital da Unimed que está disponível para os helicópteros de resgate", afirmou Adiló.
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, e o diretor-geral da pasta, Cleberson Babetzki, estiveram no aeroporto ajudando no trabalho de triagem de mantimentos e donativos.
Nesta terça (7), há previsão de chegada de novas aeronaves com donativos de vários estados do país.
Leia mais:
Localizados os dois últimos corpos no deslizamento de terra em Caxias
Senegaleses fazem doação aos atingidos pela chuva em Caxias
Procon vistoria possível aumento abusivo no preço de combustíveis em Caxias
Sobe para sete o número de mortos em Bento Gonçalves
Estacionamento rotativo volta a operar em Caxias do Sul
Tags:
Grande fluxo Aeroporto Hugo Cantergiani Caxias do Sul recebe aeronaves ajuda humanitária chuva enchentes