Siga nossas redes sociais
Logotipo - Hospital Tacchini, em Bento, realiza captação de múltiplos órgãos | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Hospital Tacchini, em Bento, realiza captação de múltiplos órgãos | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Procedimento

Hospital Tacchini, em Bento, realiza captação de múltiplos órgãos

Familiares de jovem de 17 anos autorizaram a doação após a confirmação de morte encefálica

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Hospital Tacchini/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, realizou na segunda-feira (25), mais uma captação de múltiplos órgãos. Este é o segundo procedimento realizado em 2024. A captação ocorreu após a autorização dos familiares do doador, um jovem de 17 anos, que recebeu o diagnóstico de morte encefálica.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O procedimento realizado no Centro Cirúrgico do Tacchini permitiu a captação de rins, córneas e fígado. Os órgãos foram doados para seis pacientes compatíveis e cadastrados por ordem de prioridade na Central de Transplantes do Estado.

"Não foram encontrados, em âmbito nacional, receptores compatíveis para o transplante de coração e pulmões do doador, que possui o tipo sanguíneo AB positivo" descreveu a enfermeira responsável pela Comissão Intra Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Tacchini, Ana Turmina.

A captação foi realizada a partir de uma parceria entre profissionais do hospital Bento e equipes de médicos cirurgiões e enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital de Clínicas, de Porto Alegre.

Após a captação, a equipe multiprofissional retornou para Porto Alegre, onde os pacientes que receberam os órgãos esperavam pelo transplante.

As etapas da doação

Apesar de ser um momento doloroso para familiares e amigos do doador, a captação múltipla de órgãos é uma oportunidade de salvar até oito vidas. O primeiro passo para viabilizar qualquer doação é a confirmação de morte encefálica do paciente. Ela é realizada por meio de dois exames clínicos e um exame de imagem, efetuado em intervalos de tempo diferentes. Após isso, é preciso buscar a aprovação da família para o procedimento.

A permissão dos familiares dá início a uma corrida contra o tempo para encontrar doadores compatíveis a partir da Central de Transplantes do Estado. A partir dessas definições é que inicia a mobilização dos profissionais de saúde que vão realizar a captação.

Leia mais:
UCS apresenta projeto para ampliação do ecossistema de inovação, em Caxias
Definida empresa para reforma da pista do Hugo Cantergiani, em Caxias
ARTIGO - A riqueza da diversidade: celebrando a convivência entre gerações nas empresas
Associação Caxias do Sul Turismo elege nova diretoria e conselho fiscal
Médicos do Sorriso, de Caxias, registram os 20 anos em livro e documentário

Tags:

Bento Gonçalves procedimento Hospital Tacchini captação múltiplos órgãos