Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil funcionará junto ao Hospital Geral e é o primeiro no interior do Estado
redacao@serraempauta.com
04.05.2022 - 10h52min
O Governo do Estado e a Fundação Universidade de Caxias do Sul, por meio do Hospital Geral (HG), assinaram nesta segunda-feira (2), o convênio para a implantação do primeiro Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI) do interior do Rio Grande do Sul. O serviço atende vítimas ou testemunhas de violência.
Além de centralizar dados entre as instituições responsáveis pela apuração dos fatos e proteção das vítimas, o serviço faz o encaminhamento para atendimento na rede de saúde. Esse acompanhamento já é realizado pelo Município, mas será qualificado por meio do CRAI. Em Caxias, o serviço vai funcionar no 1º andar do Hospital Geral de Caxias do Sul, ao lado da recepção central, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para além desse período, o atendimento pode ocorrer, de acordo com a faixa etária, nos seguintes setores do HG: Urgência e Emergência Pediátrica, para crianças de até 12 anos, e Centro Obstétrico, para adolescentes de 13 a 18 anos.
O encaminhamento dos pacientes se dará por agendamento, a partir de encaminhamento pela rede de apoio formada por UBSs, Conselho Tutelar, entre outras instituições; ou por demanda espontânea, em casos agudos de violência (recentes de até 72h). Os telefones para contato são: (54) 3218.7652 e 3218.6721.
O serviço é formado por uma equipe multiprofissional composta por profissionais de pediatria, ginecologia, medicina-legal, farmácia, serviço social, psicologia e da polícia civil, além de toda rede de proteção externa ao Hospital (Conselho Tutelar, Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-Tratos - Apoiar, Ministério Público, entre outros).
No caso de crianças e adolescentes de outras cidades da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), o CRAI atende e direciona ao Município de origem. Neste primeiro momento, o CRAI oferta atendimentos agendados.
Participaram do ato de assinatura a secretária estadual adjunta da Saúde, Ana Costa; o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), José Quadros dos Santos; o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira; a promotora Luciana Cano Casarotto; e a secretária da Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi.
"Este serviço é mais um passo para ampliar o atendimento humanizado a essas crianças e adolescentes, que precisam de tanto carinho e atenção em um momento de tamanho sofrimento. Por isso a interligação entre o Município e os demais órgãos se faz tão fundamental, no sentido de canalizar informações e fazer com que o atendimento possa ser mais assertivo", aponta Daniele.
Leia também:
Vereadores de Caxias aprovam moção de contrariedade ao resultado da concessão de rodovias da Serra e Vale do Caí
Codeca recolhe 55 toneladas de resíduos nos bairros Arcobaleno, Bom Pastor e São Caetano de Caxias
CIC Caxias descerra foto de Ivanir Gasparin na galeria de ex-presidentes
Agricultor de Caxias do Sul aposta na produção de laranja vermelha
Fenavinho realiza Jogos Coloniais nos próximos dois finais de semana em Bento
Tags:
Geral Hospital Geral serviço atendimento crianças adolescentes vítimas testemunhas violência Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil CRAI Caxias do Sul