Siga nossas redes sociais
Logotipo - Honeyde Bertussi será homenageado em seu centenário em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Honeyde Bertussi será homenageado em seu centenário em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Decreto ano

Honeyde Bertussi será homenageado em seu centenário em Caxias

Cerimônia de lançamento ocorrerá no dia 15 de fevereiro, no Centro de Cultura Ordovás

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Andréia Copini/Banco de dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O gaiteiro Honeyde Bertussi, ícone da cultura musical popular gaúcha, será homenageado com o lançamento do decreto ano do centenário. A cerimônia ocorrerá no dia 15 de fevereiro, às 17 horas, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias. O músico é um dos responsáveis por traduziu as belezas, as lidas campeiras, os campos, coxilhas e canhadas, e as vivências de sua terra natal em composições musicais marcadas por uma imensa originalidade difundida que foi, e continua sendo, recordadas no Rio Grande do Sul e Brasil.

Honeyde Bertussi, nasceu em 20 de fevereiro de 1923, no Rincão da Mulada, interior do Distrito de Criúva, então pertencente a São Francisco de Paula, hoje distrito de Caxias. Filho de Fioravante e Juvelina Bertuss, teve três irmãos, Valmor, Wilson e Adelar.

O músico iniciou sua carreira em 1942, quando adquiriu sua primeira gaita Todeschini. Ele morreu no dia 4 de janeiro de 1996, aos 72 anos.

Em 2008, a Prefeitura de Caxias inaugurou o Memorial Irmãos Bertussi em São Jorge da Mulada, distrito de Criúva, homenagem que reverencia a história de Honeyde e Adelar, dupla tradicionalista responsável pela formação da identidade musical do Rio Grande do Sul a partir da década de 40.

A coordenadora geral do projeto, Rubia Frizzo, que também representou o filho do músico, Paulo Bertussi, entregou na semana passada o convite para a cerimônia ao presidente da Câmara de Caxias, vereador Zé Dambrós (PSB).

"Estarei presente neste evento lembrando um dos maiores gaiteiros de nossa terra e que junto do irmão Adelar, criaram uma das maiores duplas deste país. Parabéns aos familiares e organizadores. Recebam as homenagens de todos os vereadores desta Casa e do Legislativo caxiense", concluiu Dambrós.

Leia mais:
ONG Construindo Igualdade realiza Marcha do Orgulho Trans em Caxias
Diretor da CIC de Caxias participa de agenda de Lula na Argentina
Diagnóstico vai mapear demandas culturais da Zona Norte de Caxias
Município de Caxias terá programa para desenvolvimento de startups
Bloco da Velha de Caxias inicia venda de ingressos e abadás

Tags:

Decreto ano Honeyde Bertussi músico gaiteiro homenageado centenário Caxias do Sul