Após as três mudas iniciais plantadas durante a semana de aniversário do Município, outras 15 terão o cultivo iniciado no Ecoparque
redacao@serraempauta.com
07.07.2022 - 16h54min
A partir deste sábado (9), às 10h, no Ecoparque, em frente ao Jardim Botânico, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, será dada a largada para a segunda etapa de uma série de atos em que 132 personalidades ligadas à história e ao crescimento do Município serão perpetuadas com árvores de espécies nativas cultivadas em seu nome.
Leia mais:
132 personalidades ligadas a Caxias do Sul são homenageadas com plantio de árvores
O número de mudas e de pessoas homenageadas corresponde à quantidade de anos de emancipação política completados por Caxias do Sul em 2022. O reconhecimento concebido pela Secretaria do Meio Ambiente (Semma) entrou em execução recentemente, durante a semana de aniversário do Município, e tem conclusão prevista para a semana em que se comemora o Dia da Árvore, em setembro.
Os plantios ocorrerão em escalas semanais, por ordem alfabética dos nomes, devido ao grande volume de manejo envolvido com as plantas e também como forma de facilitar e melhor organizar o comparecimento dos homenageados e seus familiares – que são convidados e avisados, gradativamente, por equipes do Município. A depender das condições climáticas em cada período, a previsão é de que as ações ocorram, até o encerramento, sempre aos sábados. E são abertas a toda a comunidade.
"A ideia é de proporcionar às pessoas, tanto àquelas que recebem o reconhecimento, e seus familiares, quanto à própria população, uma oportunidade de passar alguns momentos agradáveis em meio à natureza, de forma tranquila e descontraída. Até por isso, não haverá solenidade ou protocolo formal nestas ocasiões. Pelo contrário, inclusive. Como os nomes serão homenageados em grupos, por ordem alfabética, teremos uma rara chance de reunir ou lembrar lideranças e expoentes dos mais diversos segmentos da sociedade", comenta o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins.
Ao todo, serão plantadas 30 mudas de ipê-amarelo, 30 mudas de ipê-roxo, 20 mudas de tarumã, 32 mudas de cerejeira e 20 mudas de ingá – todas espécies nativas do Brasil. Cada árvore será dedicada a um nome de reconhecida contribuição para o desenvolvimento e a divulgação do Município, com excelência em seus campos de atuação, nos mais diversos segmentos, principalmente ambientais, históricos e comunitários, entre outros.
Confira a lista dos 15 homenageados nesta etapa
:: Abrelino Vicente Vasata – ex-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
:: Adão Borges da Rosa – líder comunitário e carnavalesco do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. Falecido em 2007.
:: Adelar Bertussi – compositor, músico, acordeonista, cantor e um dos fundadores do conjunto Irmãos Bertussi. Falecido em 2017.
:: Adélia Eberle – primeira Rainha da Festa da Uva, em 1933. Falecida em 1941.
:: Adenor Bachi (Tite) – técnico campeão gaúcho, brasileiro, continental e mundial por clubes de futebol e atual técnico da seleção brasileira masculina de futebol.
:: Adilce Luchtemberg – fundadora e diretora por 34 anos da casa de baile Chardonnay – A Rainha da Noite. Falecida em 2019.
:: Adir Ubaldo Rech – advogado especializado em Direito Ambiental, palestrante na Unesco, ex-secretário de Planejamento de Caxias.
:: Adrio Gelatti – promotor público dedicado a questões ambientais.
:: Alberto Arioli – combatente brasileiro na 2ª Guerra Mundial, ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira. Falecido em 2021.
:: Alexandre Zilles (Barata) – técnico do primeiro título nacional da Associação Atlética Enxuta, a Taça Brasil de Futsal de 1989. Falecido em 1999.
:: Ambrósio Leonardelli – pioneiro da indústria de bebidas, fundador da Cervejaria Leonardelli, detentora da marca Cerveja Pérola. Falecido em 1918.
:: André Rebechi – ex-piloto de kart, Fórmula Ford e Fórmula 3 e preparador de carros de competição.
:: Arlindo Antonio Saccaro – pioneiro na manufatura do vime na região. Sócio-fundador da Saccaro Vimes. Falecido em 2020.
:: Bernardino Conte – sócio-fundador do jornal Pioneiro e presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Falecido em 2013.
:: Bianca Fabro Ott – princesa da Festa Nacional da Uva 2022
Leia também:
CIC de Bento Gonçalves oferece cursos para aperfeiçoamento profissional
Alexandre Bortoluz lança pré-candidatura a deputado estadual em Caxias do Sul
Liberação de habite-se aumenta 12% em Caxias do Sul
Banco de Alimentos de Caxias do Sul tem novo diretor
Legislativo de Caxias entrega ao Executivo demandas das regiões Serrano e Desvio Rizzo
Tags:
Plantio 132 árvores personalidades Caxias do Sul aniversário emancipação política Município