Atividades ocorrem neste domingo (27), na Escola Basílio Tcacenco
redacao@serraempauta.com.br
26.04.2025 - 16h09min
Conversas sobre o passado, o presente e o futuro das comunidades periféricas e do Hip Hop motivaram artistas, adeptos e simpatizantes deste movimento cultural a criarem um espaço de encontro, troca e valorização do Hip Hop em Caxias do Sul. A iniciativa, gratuita e aberta para todos os públicos, terá início neste domingo (27), das 9h às 18h, na Escola Municipal Basílio Tcacenco, no bairro Montes Claros. Os idealizadores desejam que o evento se torne parte do calendário cultural do município, ocorrendo sempre no último domingo de cada mês.
Para o pontapé inicial, estão programadas oficinas que abrangem variados temas: os cinco elementos do Hip Hop (Mc, BBoy/BGirl, Grafitti, DJ’s e Conhecimento); poesia na bolsa, economia criativa, dança e Graffiti. Também serão oferecidos cortes de cabelo e brinquedos infláveis.
Um dos porta-vozes do projeto, o rapper Maurício Abel enfatiza que a articulação para o evento foi feita de forma independente pelo movimento Hip Hop, com o objetivo de ocupar de forma permanente “os territórios onde se faz mais necessária a presença da cultura, as quebradas”, e focar na construção de algo maior a partir de uma caminhada conjunta e da participação popular.
Os organizadores reforçam que a iniciativa não pretende levantar bandeiras individuais de grupos ou entidades, mas construir uma caminhada conjunta.
“É um movimento pelo movimento, criado dentro de um discurso de cultura de paz, ressocialização e aumento da autoestima das comunidades. Hip Hop é festa, alto astral e produz vida”, salienta Abel.
Os encontros também oportunizam a convivência entre as antigas e as novas gerações do movimento na cidade. A mistura entre nostalgia e novidade justifica a escolha pelo local da mobilização de domingo: o bairro Montes Claros, um dos primeiros palcos do Hip Hop no município, no início dos anos 2000, e agora, mais de 20 anos depois, volta à cena.
Leia mais:
Marca pioneira em juice bar abre unidade em Caxias do Sul
Homologação do sistema PAPI no aeroporto de Caxias entra em fase final
Jovem escritora de Farroupilha lança terceiro livro de poesia
Funeral e sepultamento do papa Francisco são realizados neste sábado
CSG abre vagas de emprego e estágio na Serra e Vale do Caí
Tags:
Cultura Caxias do Sul Hip Hop nas Quebradas Hip Hop Escola Basílio Tcacenco Bairro Montes Claros Oficinas