Enfrentando um câncer e uma paralisia vocal, o músico inova ao utilizar a tecnologia para clonar a própria voz
redacao@serraempauta.com
29.04.2024 - 10h31min
Durante meses de tratamento contra um câncer, isolamento em seu próprio quarto e reabilitação para tentar recuperar a voz, o músico Gustavo Goulart mergulhou no estudo de tecnologias para explorar maneiras de continuar sua paixão pela música.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
"Enquanto os médicos cuidavam da minha saúde física, busquei formas de cuidar da minha saúde mental. Mais do que nunca, tenho a certeza de que minha luta é para viver e não apenas sobreviver", explica o cantor de 27 anos.
O artista independente foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin em 2022 e sofreu uma paralisia na corda vocal direita durante o tratamento. Isso o impossibilitou de entrar em estúdio e gravar as canções de forma tradicional. Utilizando gravações feitas ao longo da carreira antes do câncer, ele conseguiu clonar a própria voz para criar as novas canções de seu novo álbum de indie pop, 'Quarto'.
"O título do álbum é uma representação direta de onde as músicas nasceram — no meu quarto em casa ou nos quartos de hospital. Em uma época em que a Inteligência Artificial vem sendo duramente criticada, acredito que é crucial destacar o potencial dela como uma ferramenta de acessibilidade. Ainda sou eu quem está cantando no disco, e a arte ainda é minha. No entanto, sem a tecnologia, essa expressão da minha arte não teria sido possível", destaca.
O álbum será lançado no dia 10 de maio nas principais plataformas digitais como o Spotify, Apple Music, Amazon Music, YouTube Music, Tidal e Shazame. Dois singles do trabalho, "Amada" e "Você Não Me Ama Mais?", já foram lançados e receberam elogios do público e da crítica, com publicações em portais voltados à música alternativa de toda a América Latina.
Atualmente, Gustavo está no terceiro protocolo de quimioterapia para tratar o câncer, realizando imunoterapia e aguardando um procedimento de autotransplante. Apesar das incertezas quanto ao seu futuro vocal, ele permanece dedicado a compartilhar sua música com o mundo.
"É um momento difícil, mas também uma oportunidade para explorar novas formas de expressão. Pode soar estranho, mas foi a partir dessas músicas que pude sentir que hoje me encontro no momento mais feliz da minha vida!", reflete.
Carreira
Com mais de 10 anos de experiência criando, compondo e cantando, Gustavo já lançou três álbuns de estúdio e um ao vivo. Ele é responsável pelos instrumentais de suas músicas, tocando violão, distorcendo instrumentos e utilizando a inteligência artificial para, também, criar alguns sons e sintetizadores presentes nas faixas do disco.
Além da carreira musical, Gustavo é psicólogo, mas atualmente está afastado devido à doença. Ele reside em Bento Gonçalves.
Leia mais:
Sebrae-RS abre inscrições para o processo seletivo para Agente Local de Inovação
Ingressos antecipados para ExpoBento e Fenavinho, em Bento, estão à venda
Consórcio Luz de Caxias do Sul completa primeiro mês de trabalho
Agrale, de Caxias do Sul, recebe certificado como empresa de energia renovável
Faculdade abre inscrições para o bacharelado em Gastronomia, em Restinga Seca
Tags:
Música Gustavo Goulart lança novo álbum Quarto utilizando inteligência artificial clone própria voz tratamento câncer Bento Gonçalves