Equipamentos também são utilizados pelos agentes do Departamento Municipal de Trânsito
redacao@serraempauta.com
22.12.2022 - 12h21min
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves começou na última sexta-feira (16), a utilizar câmeras de vídeo acopladas ao fardamento, conhecidas como câmeras corporais. O equipamento também será usado pelos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT).
A administração do prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB) alugou 20 equipamentos no valor de R$ 4.062,02 mensais, incluindo as câmeras e as estações chamadas de dock stations, locais onde as imagens são baixadas e armazenadas. Todo o conteúdo captado em tempo real durante fica sob a responsabilidade do Centro de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública.
Na quarta (14), ocorreu a formatura dos 26 novos oficias da GMC. Desde o início de dezembro os novos agentes reforçam o monitoramento da segurança no Município. No total, são 38 servidores municipais.
Segundo o comandante da GCM, Marcelo Gonçalves Pereira, sempre que o profissional entrar em serviço ele vai estar equipado com a câmera. O protocolo diz que tem que ser pelo menos um equipamento por viatura, o que garante a segurança da equipe que estiver nas ruas.
"Esse equipamento é muito importante porque nos dá um amparo legal, já que temos um trabalho técnico de segurança pública. Isso transmite segurança para a população e para o próprio agente".
A oficial da GCM, Tássia Oliveira, também destacou que os novos equipamentos vão contribur para realizar o trabalho com mais segurança.
"Com certeza eu me sinto mais segura, porque é uma proteção para o nosso trabalho diário, em cada abordagem que formos fazer, além, é claro, para as pessoas. Esse equipamento chegou numa boa hora".
Para o agente de trânsito, Rafael Faccin, a utilização do equipamento torna mais transporta o trabalho realizado.
Segundo o secretário de Segurança, Paulo César de Carvalho, a formação dos novos agentes, locação de veículos, compra de equipamentos e videomonitoramento amplia o trabalho realizado para o cidadão.
"A utilização das câmeras nas operações vai ser de suma importância pelo fato de que não será perdido nada dos atendimentos. São esses benefícios, alinhados a uma atuação transparente dos agentes públicos, auditada e pautada em respeito aos direitos humanos, capaz de gerar resultados mais efetivos na comprovação de práticas delitivas".
Leia também:
Vacinação contra covid para crianças de cinco a 11 anos será suspensa em Caxias
Guarda Municipal de Caxias recebe veículo e coletes balísticos
Bento Gonçalves destina mais de R$ 1 milhão para projetos culturais
Banco de Materiais de Construção de Caxias realizou 42 doações
Assembleia aprova reajuste de 10,6% no piso regional para 2023
Tags:
Segurança Guarda Civil Municipal Departamento Municipal de Trânsito inicia trabalho câmeras corporais Bento Gonçalves